Não Para Deus - Pr. Robson Colaço de Lucena

Não Para Deus

Na nossa caminhada diária sempre estamos dizendo não para Deus, e tentamos enganar a nós mesmo achando que falamos o sim. A prova do que escrevo, podemos observar, quando Ele fica fora dos nosso projetos, e quanto entra é colocado último lugar.

Normalmente quando prestamos culto de adoração; acontece no final do dia; da mesma maneira vem o culto do domingo, que embora seja no primeiro dia da semana, falamos que o fim de semana fora abençoado. Quanto a nossa oração, é sempre feita no termino do dia quando vamos nos deitar e dormir. ‘E porque não faze-la quando despertamos pela manhã?

Contudo, vale apena destacar que uma pequena parte dos salvo colocam o Senhor em primeiro lugar. No dia, semana e mês. Toda regra tem exceção; mas, comumente o número dos que negligenciam e falam não para Deus é maior que os que fazem a sua vontade.

Agora vamos entrar na Bíblia Sagrada e ver alguns casos de negação.

Mateus 8:21-22

21 – E outro dos seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me sepultar o meu pai.

22 – E Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepulta os seus mortos.

Perceba que aquele discípulo estava colocando os seus planos acima dos objetivos dos que Deus tinha para sua vida. Foi uma maneira de falar não para Jesus Cristo.

“Não” é: Um adverbio com a privação da nossa liberdade.

Quando falamos não para Deus, ficamos privados da sua graça e estamos recusando todas a bênçãos em nossa vidas material e espiritual. Vejamos outro caso acontecido na vida de Maria irmã de Marta que seguiam ao Senhor.

Lucas 10:39-40-41-42

39 – Tinha Marta uma irmã chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor e ouvir-lhes os ensinamentos.

40 – Marta agitava-se de um lado para o outro, ocupada com muitos serviços.

Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importa que a minha irmã tenha deixado que eu fique sozinha na cozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajuda-me.

41 – Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquietas e te preocupas com muitas coisas.

42 – Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa: Maria, pois, escolherá a boa parte, e esta não lhe será tirada.

Notoriamente, Maria escolheu a melhor parte, que era ficar ao lado de Jesus. Por sua vez, o Senhor não mandou Maria negligencia as tarefas das casa. Mas, demostrou que tudo tem o seu tempo determinado, e não vale apena ficar sufocado com as coisas do presente.

Por sua vez, tem muitas pessoas que são assim; vivem com o coração divido tentando fazer a vontade de Deus, mas, presas ao mundo efêmero e pecaminoso.

Mateus 6:24

Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiara a um e amará o outro, ou será leal a um e desprezará o outro. Não se pode servir a Deus a mamom.

Servir ao mundo é uma maneira de falar “Não para Deus,” e a esfera espiritual, a mesma que um dia iremos está nela, que seja para gloria eterna (os salvos), ou a vergonha eterna (os desobedientes ao Senhor).

Tem um ditado popular que diz: “Acende uma vela para Deus, e outra para o diabo”. É verdade, tem pessoas que se comportam assim. Não fique pensando que negar ao Senhor é só quando fala-se: “Não!”. Se um pessoa viver nos deleites carnais que o mundo oferece; certamente este negando ao Senhor.

I Epístola de João 2:15

Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

Para uma definição melhor do pecado, posso dizer com toda autoridade do Espírito Santo que: “O não a Deus é um desprezo ao seu amor imensurável”.

Outro exemplo explicito de negação pode ser observado na vida do Apostolo Pedro, que conhecendo intimamente a Jesus Cristo e tendo visto os grande milagre que Ele fizera; chegou a nega-lo covardemente, no momento que uma criada do sumo sacerdote chegou a falar que ele era seguidor do nosso Mestre.

Marcos 14:67-68

67 – Vindo Pedro aquecer-se, a criada do sumo sacerdote olhou bem para ele e disse: Você também estava com Jesus o Nazareno.

68 – Contudo ele o negou dizendo: “Não o conheço nem sei do que você está falando. E saiu para o alpendre.

Essa é a nossa tendência quando estamos com medo, ou até mesmo nas oportunidades que parecem trazer vantagem para o nosso corpo carnal. Negamos a Deus com a maior facilidade e achemos que estamos agindo naturalmente, quando na verdade as consequências sãos drásticas e muitas vezes irreversíveis. Temor que vigiar para não cairmos na condenação eterna.

Mateus 26:41

Disse Jesus: Vigiai e orai, para não cairdes em tentação. O espírito, com certeza está pronto, mas a carne é fraca.

Que o Senhor abençoe a você, rica e abundantemente.

Pr. Robson Colaço de Lucena

Conselho de Pastores CPB 10427