O CAMINHO DA CONSTRUÇÃO DO SABER
Gosto muito da Cultura Nipônica. Entre as tradições samurais, está presente que o Caminho do Guerreiro é pela Espada e pela Pena. A Espada, ou O Caminho da Espada, é tudo que se remete ao treinamento físico. Artes marciais, esgrima japonesa, técnicas de luta com jitte, foice com corrente (kusarigawa), treinamento físico-muscular, etc. A Pena, ou O Caminho da Pena, é tudo que se remete ao treinamento da alma e do intelecto. Ler, escrever, meditar, técnicas de pinturas, arranjos florais, prática da cerâmica, cerimônia do chá, música, etc. O cerne da serenidade para os samurais era o equilíbrio perfeito entre estes dois caminhos. Adquirir conhecimento evoluindo nas duas frentes.
Concordo em gênero, número e grau com esta abordagem, e especificamente sobre o Caminho da Pena, também identificado como o Caminho da Construção do Saber, quero aprofundar-me neste pequeno artigo.
Nunca entendo demasiado afirmar que Sabedoria devemos pedir a Deus, mas o Conhecimento deve ser conquistado. O processo de construção desse conhecimento em cada ser deve, necessariamente e para o bem do equilíbrio, passar por três colunas basilares: Pessoal, Social e Profissional.
O Crescimento Pessoal é tudo o que demandamos em termos de aprendizado voltado para nosso interior. As lições espirituais; a meditação sobre nossa vida, atitudes e escolhas; a preocupação com a mente; a atenção às questões psicológicas; o conhecimento e aprimoramento das reações que temos diante das situações da vida, principalmente as adversas; etc. Resumindo, é mergulhar nesse magnífico universo que se chama Nossa Mente, entendê-lo, saber o quanto ele influencia nossa vida, e passar a ter um mínimo de controle sobre ele num grau suficiente para nos tornarmos autores de nossa própria história, e não apenas personagens secundários de nossa existência, como folhas ao vento que seguem as direções imposta por este, jamais expressando vontades.
O Crescimento Social envolve atenção com o nosso papel enquanto membros da sociedade. O peso da influência que exercemos no meio onde vivemos, e a busca pelo máximo de ciência do peso da influência que este meio exerce em nós. A atenção com as questões filosófico-sociais, políticas, comportamentais, de cidadania, os direitos e deveres como membros sociais, os bons costumes, dentre outros. Em síntese, é o cuidado que temos em entender e bem interagir com a sociedade onde vivemos, com nossos semelhantes, o desenvolvimento da consciência social.
O Crescimento Profissional adentra a necessidade inata da subsistência, mas não apenas isso, como também o prazer possível e necessário no que faremos para conseguir meios para a subsistência. O processo de desenvolvimento profissional envolve estudar para provas e concursos, para vestibulares. Envolve estudar durante um curso, durante as séries de ensino fundamental e médio, durante o ensino superior. Todo e qualquer conhecimento que tenha como finalidade nos fazer crescer como profissionais, adquirir especializações e dessa forma, nos inserirmos no mercado de trabalho e desenvolvermos uma carreira, permeia o universo do Crescimento Profissional.
Abordados os três pilares, deixo claro duas coisas fundamentais sobre eles. A primeira é que todos eles exigem estudo. Não o estar matriculado em algo ou algum lugar, mas sim, a prática da leitura, seguido da meditação sobre o que foi lido, o desenvolvimento de associações com outros conhecimentos previamente adquiridos, e a mentalização, seguida, quando for o caso, da prática. Não há que se falar em crescimento pessoal, social ou profissional, sem se falar em estudar de forma inteligente. Dessa forma, claro está que o desenvolvimento destes pilares está ligado quase que fatalisticamente a estudar. Quem não tem hábitos de leitura, de produção textual, de meditação e análise crítica dos conteúdos a si apresentados, sofrerá muito para alcançar padrões razoáveis de sucesso pessoal, social e profissional.
A segunda coisa é que o ponto ideal de conhecimento é o equilíbrio entre estes três pilares. Uma pessoal muito conhecedora de si mesmo, bastante inteligente no cuidado com seus próprios medos, anseios, expectativas, sonhos, etc, que não se relaciona socialmente, que não tem um mínimo de sucesso profissional, é uma pessoal desequilibrada. Da mesma forma, aquele que até conhece profundamente a si mesmo, e que da mesma forma, é atento às questões sociais, sendo participativo no trato com seus semelhantes, muito consciente socialmente do seu papel enquanto integrante da sociedade, enquanto cidadão, mas que não se desenvolve ao menor que seja profissionalmente, além de estar desequilibrado, ainda configura-se como um tremendo desperdício, pois provavelmente é alguém muito capaz de adquirir também esse tipo de conhecimento, que por algum motivo desprestigia ou não dá ao mesmo o devido esforço. Quem tem sucesso profissional, e até esmero no trato social, mas não conhece bem sua mente, é profundamente frágil quando acontecem abalos internos. Acredito que todos conheçam exemplos de pessoas extremamente bem-sucedidas profissionalmente, que vivem tristes, impacientes, incompletos, chegando muitas vezes a praticarem atos atentatórios contra si mesmos. Já outros são profissionais de sucesso, pessoas hábeis no trato com seus assuntos internos, mas fechados, como ilhas cheias de muitos tesouros, cuja localização ninguém conhece, cujo acesso é praticamente impossível, quando se trata do relacionamento com os demais, principalmente com os semelhantes mais necessitados.
Pelo exposto, entendemos a natureza de cada um dos pilares que devemos erguer quando da construção de nosso conhecimento, e como o crescimento de cada um deles esta diretamente relacionado ao hábito de estudar e ter consciência crítica. Vimos também que é fundamental, extremamente basilar, que o crescimento de um pilar acompanhe com bastante razoabilidade o crescimento dos demais, sob pena de nos tornarmos desequilibrados, frustrados, omissos, incompletos, inconscientes socialmente, exemplos de desperdício de capacidade laboral, mentes brilhantes sem um “tostão furado”.
O Caminho do Guerreiro, é pela Espada e pela Pena. O Caminho da Pena é pela construção do conhecimento Pessoal, Social e Profissional. Todas as etapas envolvem estudo e pensamento crítico; e tudo deve ser feito sempre sob o mais absoluto equilíbrio.
Por Sandro França.