RESFRIADO COMUM – COMO EVITAR?

* Nadir Silveira Dias

Apesar de ser tão comum, a tal ponto que já é assim mesmo denominado, o resfriado comum pode ser letal. Você certamente já ouviu dizer que alguém morreu de virose. Aliás, são mais comuns do que se possa imaginar as complicações decorrentes do resfriado comum, como infecção bacteriana nos ouvidos, nos seios da face, na traqueia e nas vias respiratórias. Fique atento!

Apesar de apresentar tantos e tantos incômodos no indivíduo sadio e outros tantos ainda mais graves nas pessoas portadoras de doenças, o resfriado comum continua sem qualquer possibilidade de prevenção. Não há meios de prevenir o resfriado comum. E nem vacina, como existe para as gripes. E este incômodo resfriado comum afeta os indivíduos sadios de três a cinco vezes por ano.

E que incômodos são esses? Com os primeiros sintomas que ocorrem entre doze e vinte e quatro horas após o contágio, o primeiro é a sensação de garganta arranhando, ou ardência média ou intensa na garganta. Após ou mais ou menos juntos já vêm os espirros, simples ou múltiplos, coriza, dor na raiz do nariz, lacrimejamento ou ardência na volta dos olhos, tosse, febre, e, em alguns, dor de cabeça, dor de ouvido, dores pelo corpo e mal-estar geral.

E são causados por inúmeros vírus que se propagam pelo ar através das gotículas dos espirros ou contato manual ou com objetos contaminados. São eles, os vírus, rinovírus na maioria dos casos, mas também podem ser causados por adenovírus, vírus sincicial respiratório, coronavírus, e parainfluenza, entre outros, que costumam durar de três a sete dias.

Importante assinalar que o resfriado é contagioso durante apenas os três primeiros dias dos sintomas. Evite propagar o seu resfriado comum. Estando são, evite ficar próximo de pessoas com resfriado e lavar as mãos com água e sabão seguidamente ou solução alcoólica apropriada, ajudam a reduzir a possibilidade de contágio.

Apesar disso, você sabe que o homem que ainda não obteve êxito ou nada fez para prevenir o resfriado comum encontra-se presente há muito tempo fora do Sistema Solar com as Sondas Espaciais Voyager I e II, entre tantos outros equipamentos e mais proximamente com o Robô Curiosity escavando e prospectando o Planeta Vermelho em busca de indícios de vida. Este mesmo que há uma semana flagrou uma pirâmide igual as que temos aqui na Terra, no Egito.

E isso tudo sem esquecer que depois de uma viagem espacial de dez anos controlada aqui da Terra, o homem também está presente no núcleo do Cometa 67P Churyumov-Gerasimenko que se dirige para o Sol, através do Robô Philae, pousado com manobras espetaculares, que recentemente acordou depois de sete meses, e já envia sinais para o Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES), a agência espacial francesa.

01.07.2015 – 17h05min

* Jurista, Escritor e Jornalista.

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 12/07/2015
Reeditado em 09/05/2023
Código do texto: T5308382
Classificação de conteúdo: seguro