Envelhecer

Envelhecer

Um dia muitos irão sentir dificuldades para andar, para levantar-se, sentirão dificuldade, alguns, para se alimentar, para se vestir, para respirar em certos dias... Vão se olhar no espelho e notar que o que era um ou dois se transformou em um total emaranhados de fios grisalhos, que a pele que antes era tão firme tornou-se um tanto flácida e que os olhos que antes davam a luz da juventude, agora refletem a experiência da vida.

Em momentos como esses, nem que seja por um breve segundo, perguntas irão surgir... O que eu tanto fiz nos anos passados? Quem eu fiz sorrir por tantas horas e por tantos anos? Quem secou minhas lágrimas e compartilhou os bons momentos comigo? Mas quem eu fiz chorar? Quem eu troquei? Ou quem eu deixar passar? E entre tantas perguntas uma que parece inevitável pra quem muito viveu... Minhas escolhas foram as melhores?

Agora dá pra entender a frase: “envelhecer é pra quem merece”, melhor seria se, realmente, as opções que tomamos hoje fossem compensadoras mais na frente e então vivemos na “eterna” espera... Muitos até podem envelhecer, mas quantos desses podem descansar em paz por tudo o que fizeram e a quem fizeram? Não é passar a vida toda querendo acertar, logo porque acredito que essa perfeição não existe, e equívocos nos fazem melhores, quedas e percas, por mais dolorosas que sejam nos ajudam a crescer... Não precisamos carregar fardos desnecessários pra nossa velhice ou juventude. Não precisamos ser imaturos ao ponto de fazer alguém sofrer por já termos sido vítimas de desilusões, independente de qual seja... Podemos ser bem mais que um erro, bem mais que uma vítima, dá pra seguir adiante sem necessariamente remoermos situações que não nos fizeram bem, mas que podem ter nos fortalecido mais do que imaginamos... Talvez envelhecer seja bem mais que fios brancos, mãos enrugadas e rostos cansados, são mais um leque de aventuras, com histórias e situações diversas, onde nada e nem ninguém poderá apagar ou modificar.

Envelhecer, de fato, é um prêmio e de certo, ter feito o possível pra ser feliz e fazer alguém feliz, é o maior presente... Não precisamos ter o medo constante do amanhã, mas fazer o melhor que pudermos nos nossos efêmeros dias, por mais que em alguns as lágrimas estejam presentes... Rezemos para olharmos nossas faces diferentes das de agora, no espelho, e poder sorrir de alívio, alívio por ter dado o melhor, não só para os outros, mas para si mesmo...

Roli**

Roli
Enviado por Roli em 30/05/2015
Código do texto: T5260635
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.