Qual o Motivo Para Angustia?

Qual o Motivo Para Angustia?

Normalmente questionamos a Deus, qual o porquê da nossa angústia; e o motivo de tanto sofrimento. A maioria das vezes as coisas não estão dando certo na nossa caminhada ; bem como em outras ocasiões somos deixados para trás ou ficamos descartados.

Protestamos errado, porque Deus não é culpado dos eventos negativos que acontecem conosco. De maneira que cada um é responsável pelos seus atos. Vejamos o que o profeta Jeremias chegou a dizer.

Lamentações de Jeremias 3:39

Por que, pois, se queixa o homem vivente?

Queixe-se cada um dos seus próprios pecados.

Também na Carta de Tiago.

Epístola de Tiago 1:14-15

14 – Ao contrário, cada um é tentado segundo as suas próprias cobiças, quando esta a atrai e seduz.

15 – Então, a cobiça, depois de haver concebido da à luz ao pecado; e o pecado consumado, gera a morte.

Notoriamente, o motivo de tanta tristeza e angústia é de nossa responsabilidade e não adianta atribuirmos a nossa culpa a outrem.

Todavia, o Senhor aproveita a oportunidade em que estamos passando dificuldades, para nos atrair e liberar bênçãos. Ele não nos despreza, mas convida a verdadeira felicidade.

Em primeiro lugar - Vamos aprender que a angústia faz parte da disciplina de Deus.

II Livro de Reis 19:3

Os quais lhe disseram: Assim diz Ezequias: Este é o dia de ANGÚSTIA, de DISCIPLINA e de OPRÓBRIO; porque os filhos são chegados a hora de nascer, e não há força par dá-los a luz.

Vejamos as três palavras chamativas do versículo.

01 - Angústia– Sinônimo de opressão dolosa; sufoco; desanimo; mal humor;

02 – Disciplina – O mesmo que submissão; instrução ou respeito às regras;

03 – Opróbrio – Desonra, vergonha e vexame.

Tudo isso acontece porque pecamos deliberadamente e ofendemos ao Senhor. Em contra partida Ele não tem prazer em nos ver humilhado. E Seu desejo é que voltemos a sentir alegria e o prazer da salvação.

Em segundo lugar – Deus nos consola e deseja restaurar a nossa vida. Vejamos o que o salmista citou:

Salmo 119:50

Que me consola na minha angústia é isto:

Que a tua Palavra me vivifica.

Os mandamentos de Deus quando posto em pratica pelo homem acontece uma mudança radical; é um verdadeiro milagre. De maneira quando alguém está condenado ao inferno e morte eterna; é renovado no poder sobrenatural de Jesus Cristo.

Então:

• Quem era viciado em bebidas – Abandona o vício;

• Quem assassinava – Não comente esse tipo de crime;

• O ladrão – Deixa de roubar;

• A Prostituta – Despreza a prostituição.

Notoriamente acontece o milagre da redenção em Jesus Cristo, os pecadores volta-se para a Palavra, e automaticamente a angústia se acaba.

O nosso Deus é acessível, e está pronto para nos entregar uma grande vitória.

II Livro das Crônicas 15:4

Mas, quando, na sua angústia, eles voltaram ao Senhor, Deus de Israel, e o buscaram, foi por ele achado.

Também:

Salmo 118:5

Em meio à tribulação, invoquei ao Senhor e o Senhor ouviu a minha voz e me Deus folga.

Nos dois versículos vimos pontos forte como:

• O Senhor foi achado;

• E deu folga.

Deus não nos criou para o sofrimento e dor, nós somos quem buscamos todos os incômodos para o corpo e alma. Todavia, e tempo de tomarmos posição e reprender o pecado, porque o Senhor está de braços abertos a nos esperar.

Epístola de Paulo aos Romanos 8:35 e 37

35 – Quem nos separará do amor de Cristo?

Será a tribulação, ou angustia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo de espada?

37 – Em todas estas coisas, porém somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Finalizando a nossa pequena temática, aprendemos que a angústia acontece porque estamos voltados às praticas pecaminosas; e ao abandonarmos a vida de delitos, aceitando a Jesus Cristo como único salvador, vem à alegria eterna.

Que Deus vos abençoe rica e abundantemente.

Presbítero Robson Colaço de Lucena

Missão América.