O POÇO DE HAGAR

                          Ao invés de "O FUNDO DO POÇO DE HAGAR"


Observe o que é o Amor e a Justiça do Deus de Abraão, de Hagar e de Ismael

Hagar foi uma certa empregada que viveu na casa do Patriarca Abraão por muitos anos.

Repare que esta não é uma simples estória da carochinha e sim, uma História Real, que se encontra registrada em Gênesis, o primeiro livro da Bíblia Sagrada, nos capítulos 16 e 21.
 

Naquela época, e até mesmo em muitos casos, hoje em dia, as pessoas menos favorecidas trabalhavam numa casa ou fazenda, sem salário, apenas em troca de morada e alimentação.

E assim como foi o caso da menina de Israel que foi levada a morar e trabalhar em outro país, na casa de um general  (II Reis.5:2), esse também foi o caso da mocinha Hagar que aprendeu que para sobreviver, deveria sujeitar-se a deixar a casa dos pais e ir viver com famílias e pessoas estranhas...

Esse povo, que sobrevivia como escravo, tinha pouco ou nenhum valor para seus empregadores e sua dignidade não era considerada.

Uma certa época, quando Abraão esteve no Egito, o Rei (Faraó) lhe presenteou com muitos bens, inclusive servos e servas.
Cremos que, certamente, Hagar foi um desses "presentes" que ele recebeu.

Abraão, que foi chamado de "Pai da Fé", era um velho já bem sucedido na vida, mas não tinha filhos. Um dia Deus lhe apareceu e prometeu que ele teria muitos filhos, tão inumeráveis  como as "areias do mar" (Gên.15:4-5)

Porém, passado muito tempo desde essa "Promessa", quando o velho já contava oitenta e sete (87) anos de idade, sua esposa lhe deu um "conselho".

O tal "conselho" era para que o maridoo tivesse um filho através da criada, porque o tempo estava passando, eles estavam ficando cada vez mais velhos e, através de si mesma isso seria bastante impossível.

Seria como dizer que Deus, na verdade, não conseguiria cumprir o que prometeu, e fazendo como ela pensou, tendo um filho, ainda que fossecom uma escrava, ele não terminaria seus dias sem um herdeiro...

E, assim a serva egípcia foi obrigada a servir ao velho como mulher para que ele pudesse realizar o sonho de ser pai (Gên.16:3).

No pensamento da idosa esposa isso “ajudaria” à Deus a cumprir a Promessa que tinha feito ao velho Patriarca de que ele seria “Pai de Multidões” (Gên.16:2).


A ideia daquela anciã brilhou, para a pobrezinha da Hagar, como uma resplandecente luz que viria mudar totalmente sua sorte em relação ao seu futuro, que vinha sendo completamente sem perspectiva.

A falta de Fé daquela senhora foi o que abriu as portas para que a jovem escrava alcançasse um futuro lindo e promissor.

Com essa atitude já era a segunda vez que a esposa de Abraão demonstrava não crer no que Deus tinha dito. E nós sabemos muito bem que


"Sem Fé é impossível agradar a Deus" (Hebreus.11/;6)

Então Hagar, que não poderia perder a oportunidade que mudaria a sua vida, foi lá e submeteu-se àquela "situação" extremamente constrangedora e nada, nada fácil...

Bem e aí, Hagar ficou grávida...



E agora, que estava esperando um filho de Abraão, sentiu-se, com toda razão, a herdeira, de pelo menos parte, dos muitos bens do Patriarca.
E não era prá menos...

Daí, então, Hagar, que só vivia para ser usada como objeto, agora estava "se sentindo a tal". 

                           
O TIRO SAIU PELA CULATRA

E aí, a mesma Sara, a esposa do velho Patriarca, que teve a brilhante ideia de querer “ajudar” a Deus, com seu plano, viu-se totalmente frustrada, ao perceber que aquela que vinha sendo a serviçal da casa, agora se comportava como uma futura, também, Senhora.

Na verdade, a única "ajuda" que Deus precisa de nossa parte é a Fé.
E foi justamente isso o que faltou em Sara, a Fé, ao contrário de Hagar que aprendeu naquela casa que o Deus de Abraão é Fiel.

Vendo Sara que a única solução para o problema, que ela mesma arrumou, seria mandar a escrava ir-se embora e seguir seu caminho, pediu ao marido que a despedisse. E foi o que ele fez.

Despediram a criada, sem pena e sem dó, apesar da jovem encontrar-se no princípio de sua gestação.


Por causa desta decisão, eles abriram as portas para a inimizade que existe, até hoje, entre árabes e judeus.

                         O HERDEIRO QUE NUNCA HERDOU

E lá se foi Hagar, levando consigo o “bem” mais precioso de Abraão: um filho.

Espoliada, injustiçada e ferida na alma, seguiu em direção ao que lhe parecia ser, com toda certeza, o fundo do poço.

Antes, o futuro, que já lhe vinha sendo incerto, agora, transformava-se no próprio fim à sua frente, antecipado pela exibição de sua alegre e incontrolável soberba.

Num determinado momento da viagem, vendo que não podia mais caminhar naquele deserto, parou, desolada. Ninguém por ela. O Egito, sua terra, estava longe. Ainda que chegasse lá não conheceria nenhum parente:

Era prá ser O Fim, MAS, o Anjo do Deus de Abraão apareceu e falou com Hagar.

                                   
ISMAEL=DEUS OUVIU

Preocupado e interessado com o Futuro da Humanidade, cuidou da descendência de Abraão, que estava, agora, intimamente ligado ao que deveria acontecer com Hagar.

Anjo conversou com ela, falou-lhe sobre sua gravidez e como seria vitorioso e abençoado este filho do Patriarca; e que seu nome seria Ismael, que significa DEUS OUVIU.

Também lhe deu instruções sobre o que deveria fazer, naquele momento, e como deveria se humilhar diante de sua Senhora.

Com o ânimo recobrado, sabendo, agora, que um lindo futuro lhe estava reservado à frente, a jovem gestante fez, com muita esperança, o caminho de volta...


                                 O REGRESSO DE HAGAR

Daí em diante dá-se a reconciliação da serva com sua senhora e a alegria do velho em poder conviver com seu filhinho.

Imagine a felicidade da escrava: Amamentava seu bebê, enquanto o via crescer ao lado de seu velho papai.
Agora Hagar tinha alguém por ela: Deus estava do lado dela.
Para o menino Ismael era como estar no Paraiso: papai e mamãe por perto, muito amor e carinho ao seu redor.

Doze (12) anos se passaram e a Promessa feita, por Deus, à Abraão se cumpriu e Sara ficou grávida.
Deu à luz ao seu filho Isaque, que significa "riso", e grande foi a alegria daquela família...

Infelizmente, o menino Ismael, o primeiro filho de Abraão, agora com treze (13) anos de idade, achou engraçado aquela cena, de uma senhora tão velha amamentando um bebê e riu.

-Riu?

É, mas Sara não gostou nem um pouco e... 

Bem, aí a velha mamãe resolveu mandar a escrava ir-se embora, com seu filho, e seguir seu caminho.

-De novo?

Foi o que Sara fez. Repetiu a disciplina aplicada à treze (13) anos atrás: Pediu ao marido que mandasse embora, a criada com seu menino, sem pena e sem dó...

-Infelizmente?
Do ponto de vista humano pode ter parecido ser "infelizmente", mas, no Ponto de Vista de Deus, é justamente a partir deste episódio que a grande Bênção se aproximou deles dois, quando aquela idosa mamãe resolveu mandá-la ir-se embora, com seu filho, sair daquela casa e seguir seu caminho.

Foi um golpe muito duro para o velho ABRAÃO. Da outra vez ele ainda não tinha convivido com seu filhinho, mas agora era bem diferente...

Porém, Deus o consolou, dizendo:
"Não te pareça mal aos teus olhos acerca do menino e da tua serva... do filho desta serva farei uma Nação, porquanto é tua descendência." (Gên.21:12-13)


                          ESQUECEU-SE DA PROMESSA?

 
Assim, Hagar começou, mais uma vez, sua jornada, a caminho do nada.
Era grande o percurso a percorrer até ao seu próprio "Fundo de Poço".

E lá estava ela, novamente, no deserto, arrasada e desolada, e dessa vez, obrigada a presenciar o sofrimento de seu tão querido filhinho. 
Sentia ali o abandono e o desprezo lhe corroer toda a sua alma, crendo que a morte do menino era tão certa como o Fim de sua Esperança... 
 
Veja bem: Só "camelos" conseguem atravessar o deserto. 
Eles podem andar de 200 a 270 quilômetros por dia e reservam água para, até 8 (oito dias)...

Ela não poderia ir muito longe, mas caminhou, caminhou até mais não aguentar. 
E quando ela parou, exausta e sem mais forças, já havia trilhado muito, e estava bem longe dos termos das propriedades do rico pai de seu filho.
 
                     CAMINHA MAIS UM POUCO, VAI

O Plano era esse. O Plano de Deus para a nova Vida de Hagar era esse:

Que ela saísse dos antigos termos, onde viveu tanto tempo, na servidão. 
Que atravessasse a Divisa daquelas terras. 
Que passasse para o outro lado, o Lado da Vitória

 
Sabemos que sempre é cômodo estar em casa. Sempre é bom não ter que lutar, fazer força,
mas ali não era o seu lugar, não era a sua possessão. 

O que o SENHOR tinha preparado, para sua nova vida, estava do outro lado. 
O lado da Libertação completa com um Futuro próspero...

Quando ela já tinha caminhado o suficiente para tomar posse, sem saber, da Bênção que Deus tinha preparado para ela;
quando ela já estava do outro lado, então, o Anjo do Deus de Abraão apareceu e falou com aquela que deixaria de ser a serva humilhada... (Gên. 21:15-16).


Deus, à muito tempo, tinha decidido realizar o desejo de seu coração (Salmo. 37:4) e torná-la uma Senhora. Senhora da própria prosperidade...      
               NOVAMENTE A AFLIÇÃO; NOVAMENTE A VOZ DE DEUS
 
Assim como em Gênesis. 16:7, o Anjo falou com ela, à treze (13) anos antes deste momento, agora também o Anjo de Deus bradou desde os Céus a Hagar (Gên. 21:17):
 
“Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está. Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.”(Gên. 21:17-18)
 
                       A MUDANÇA DE VIDA
, está no versículo 19.
 
Veja bem: O Deus de Abraão, que lhe conduz o tempo todo, sobretudo nos últimos 13 (treze) anos, depois de falar com ela, na sua grande aflição, é o mesmo que lhe abre os olhos para ver “O Poço”: Uma fonte de água naquele lugar.
 
 
 
A aflição era muito grande, e a certeza humana de que tudo estava perdido, não lhe deixava ver aquela Bênção à sua frente.

Pare para pensar:
-Quem tinha água naquelas terras, além de Abraão?
-De que adiantam terras sem água?
 
Nosso Deus não lhe daria uma terra sem água. 
Ele lhe preparou, não só uma terra para ela viver, mas uma  terra com uma Fonte de água. 
Aquela fonte, naquele poço, representava, e representa até nos dias de hoje, uma grande riqueza. 
E tudo foi preparado para ela. E era tudo dela agora.                                                   
 
 O Altíssimo estava planejando, aquela sorte, o tempo todo para ela.

Não apenas uma terra, mas uma terra com uma Fonte num poço.

E assim, Ele estabeleceu a morada dela ali com todas as condições para viver a própria vida com toda  liberdade, criar o menino do seu jeito e ver a Profecia cumprida:


Caravanas de mercadores passavam por aquele caminho, em direção ao Egito. Eles precisariam da água... Comprariam-na por dinheiro ou trocando por mercadorias. 
E a água estava com Hagar, que através dessa tão rica Bênção foi arrumando a sua vida, as coisinhas da cabana...


Pelo Texto Bíblicos abaixodá para se entender que foi isto o que realmente aconteceu...
Veja o Texto:

"...Olharam, e eis que uma caravana de ismaelitas vinha de Gileade; 
e seus camelos traziam especiarias e bálsamo e mirra, e iam levá-los ao Egito." 
(Gên.37:25,28)

E a Palavra de Deus sobre o menino era taxativa:

E ele será homem valente, e a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos.”                                          (Gên. 16:12)
 
E era Deus com o menino, que cresceu; habitou no deserto de Parã, e foi flecheiro.
E sua mãe tomou-lhe mulher da terra do Egito.”                                                                        (Gên. 21:20-21)
 

-"Morar de favor”, na casa dos outros? 
JAMAIS!

-Sofrendo humilhação, sem futuro certo pela frente?
NUNCA MAIS!

Não fosse o lindo Plano de Deus para com Hagar, e o Título dessa História seria: "O FUNDO DO POÇO"... 

 
 
rty.jpg
E foi assim que, através de Ismael, o filho de Abraão com Hagar, que começaram a existir os ISMAELITAS, os Árabes, um dos povos mais ricos e "poderosos" da terra...
 
As Escrituras Sagradas não se ocupam em dar muitos detalhes sobre a História de Ismael, como faz quando relata a Vida de Isaque, “o filho da Promessa”, que veio sem precisar da ‘ajuda’ de Sara, até mesmo pelo fato de ter sido escrita em Hebraico, a língua dos judeus, inimigos mortais dos árabes...
 
Os doze (12) Príncipes, filhos de Ismael, são citados na Bíblia Sagrada, que afirma que seus descendentes se estabeleceram na região que vai de Hávila a Sur (região do Egito e região do deserto de Sinai), na direção de quem vai para Assur (região do Iraque). Conforme está em Gênesis 25:12-18.

Flávio Josefo, um famoso Historiador judeu, cujo livro é muito estudado nos Seminários, afirma que Ismael é pai, sim, dos árabes, como creem todos os povos das Arábias, Irã, Kwait, Jordania, Iraque, etc.


Só para lembrar:  O famoso "POÇO DE JACÓ" só veio a existir quase duzentos anos depois desta história...
(Hagar com Ismael existiram muito antes da existência de Jacó...)

Aprendemos aqui, nesta belíssima História que, às vezes, para Deus nos dar uma Bênção ou cumprir uma Promessa na nossa vida, Ele precisa tirar algo de nós, ou, até mesmo, tirar-nos de algum lugar.

Como foi no caso de Abraão, de Hagar e de Ismael...

 
 
Adorai Aquele que fez o Céu, e a Terra, e o Mar, e as Fontes das Águas (Apoc.14:7)

Nós, do Ministério Bom Pastor cremos, à partir de uma análise detalhada de Histórias como a de Hagar, na Verdade Bíblica de que o Deus de Abraão, de Isaque e de Israel é, primeiramente,
O Deus de Abraão, de Hagar e de Ismael.
agare.jpg

O nascimento de Ismael foi um Projeto do Céu. 
Seu nome, que significa "Deus Ouviu", foi anunciado pelo Anjo do Senhor, 
e sua vida próspera e vitoriosa foi profetizado à sua mãe Hagar.

 
 


___________________________________________

                                                                                                  


ORLANDO COSTA

Escritor, Professor de Inglês. Natural de Paracambi-RJ.
Morador de Novo Cruzeiro-MG.
Está à mais de 50 anos no meio Cristão.
Iniciou seus Estudos no Seminário Teológico Congregacional (STCRJ).
Desenvolve um tipo de Trabalho independente das Denominações Evangélicas.
Já esteve em muitas cidades de vários Estados do Brasil, ministrando a Palavra de Deus, inclusive, em Igrejas na Venezuela e no Peru.
Esteve, também, na Primeira Igreja ("Igreja-Mãe") das Assembléias de Deus, em Belém do Pará, e na Sede do Movimento G-12, em Manaus, Amazonas.


 
orlandocosta
Enviado por orlandocosta em 28/04/2015
Reeditado em 31/07/2015
Código do texto: T5223248
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.