Arrependimento

Arrependimento

Lucas 5:32

Disse Jesus: Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.

Arrependimento é: Mudança de mente em um novo pensamento; ou o reconhecimento voluntário de pecado e a necessidade de perdão de Deus. Vale apena saber que arrependimento não é a tristeza ou remorso por uma ação passada

É fundamental que o homem se arrependa das suas ações pecaminosas, porque isso aplaca a ira do Senhor. Vejamos o que o apostolo Paulo falou sobre o assunto.

Romanos 2:5

Mas, segundo a tua dureza e o teu coração impenitente, entesoura para ti no dia da ira de Deus.

Que dizer que os nossos delitos são acumulados, para um dia prestarmos contas ao Senhor de todas as nossas ações; então, quem não se arrepende é como se acumulasse pecados para a sua própria destruição.

Conheço uma parábola do difícil retorno que pode ser aplicada na vida daqueles que trilham por um caminho da maldade. Vejamos a parábola.

Uma raposa esfomeada tentava, sem sucesso, atravessar uma cerca para entrar em um farto galinheiro. Entretanto, os espaços da cerca não permitiam a passagem de seu corpo. De tanto insistir, acabou encontrando uma abertura, que parecia fornecer-lhe o espaço necessário para a travessia. Após muito esforço, conseguiu passar. Já do outro lado, comeu tanto que até engordou uns quilinhos, e com isso ficou mais lenta. Certo dia, percebeu que, além do alimento farto, com muitas gali¬nhas, havia também o perigo. Enormes e ferozes cães, que pro¬tegiam o galinheiro, descobriram a raposa e saíram em dispa¬rada ao seu encalço. Ela entrou em desespero, e, novamente, passou a procurar uma abertura na cerca para poder fugir. No entanto, como havia engordado, não conseguia mais passar pelo mesmo buraco por onde entrara, e acabou morta.

Assim acontece com o pecado que se envolve em caminhos de delitos a acumulam muitas coisas, o que torna difícil o retorno. Mas, a Bíblia Sagrada nos manda praticar tudo o que é bom e dar frutos de arrependimento.

Mateus 3:8

Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento.

Também na epístola de Paulo aos Gálatas, encontramos uma forte recomendação em relação as nossas ações praticadas durante a vida biológica.

Gálatas 6:7-8

07 – Nãos erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo que o homem semear, isso também ceifará.

08 – Porque o que semeia na carne ceifará corrupção; mas, o que semeia no espírito ceifará a vida eterna.

Notoriamente, temos que viver para pratica do bem; se, por acaso, chegarmos a pecar, imediatamente devemos nos arrepender.

Lucas 15:7

Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

O arrependimento é a chave que move o coração de Deus, para isso é que Ele nos dar muito tempo; posso dizer: tempo até demais, para que cada um chegue ao pleno reconhecimento das suas obras ruins.

Apocalipse 2:21

E dei-lhe tempo para que se arrepender-se da sua prostituição, e não se arrependeu.

Quando a Bíblia fala sobre prostituição tem o sentido teológico de deixar de crê em Deus, para seguir outros deuses pagãos, que é invenção herética do homem induzido por satanás.

Vamos ler outro versículo que cita o mesmo nível de idolatria ou prostituição espiritual.

Apocalipse 2:20

Tenho porem contra ti que deixastes Jezabel, mulher que se diz profetiza, ensinar e enganar aos meus servos, para que forniquem e comem sacrifícios da idolatria.

Jezabel foi uma princesa fenícia casada com Acabe rei de Israel, a mesma obrigou ao povo, a praticar da idolatria e culto a baal; já que o seu nome significava “baal exalta”. E sendo uma praticante devota da fornicação e idolatria. Nos dias atuais, Jezabel está configurada na Igreja Católica, que é a responsável pelos principais atos de idolatria e fornicação, tanto no mundo material como no espiritual.

Ainda é tempo de arrependimento com uma mudança de pensamento e atitudes para com o pecado.

II Epistola de Pedro 3:9

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.

Por fim, reconhecer plenamente que somos pecadores e que precisamos da intervenção de Jesus para conseguir a salvação eterna. Refletir aonde tivemos a queda espiritual.

Apocalipse 2:5

Lembra-te, pois, donde caístes, e arrepende-te, pratica as boas obras, e se não, breve virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres.

Presbítero Robson Colaço de Lucena

Missão América

OTPB – 2219 – Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil