Sentir a presença de Deus
Sentir a presença de Deus
Salmo 16:11
Tu me farás ver os caminhos da vida; na presença há plenitude de alegria, na tua destra, delicias perpetuamente.
É normal as pessoas praticarem todos os tipos de rituais para sentirem a presença de Deus; e chegam até a fazer absurdo, imaginando que a mesma depende de ações humanas, e de um esforço carnal.
A presença do Senhor é algo tão imprescindível que estar em ligada um caminho de santificação e dedicação a uma adoração em todos os momentos do dia; e não apenas alguns instantes de glorificação e uma vida no esquecimento das coisas sagradas.
O salmista Davi após cometer um grande pecado e perder a intimidade com Deus fez a seguinte citação:
Salmo 51:11
Não me expulse da tua presença, nem tires de mim o teu Espírito.
Mostra o quanto é importante o homem está moldado com a Bíblia Sagrada para não ficar insensível ao reino do céu. Todavia, para está na presença do Senhor e senti-lo são necessárias muitas coisas; mas, iremos falar em apenas quatro qualidades.
1. Ter fé;
2. Amar ao próximo;
3. Confessa-lo;
4. Ama-lo sobre tudo.
1 – Ter fé:
Hebreus 11:1
A fé é o firme fundamento das coisas que se espera, e a convicção das que não se veem.
A fé nos induz a acreditar; esperar; a acima de tudo sentir a presença magnânima do nosso criador. Temos um exemplo clássico de Jesus repreendendo a incredulidade do apostolo Tomé; porque o tal estava vacilando na fé.
João 20:29
Disse-lhe Jesus: Porque me vistes; Tomé; crestes? Bem aventurado os que não viram e creram.
Um exemplo fácil para a compreensão do que estou citando, é no caso de uma dor, não podemos pega na mesma, mas sentimos. De como que acontece no amor que não podemos toca-lo ou até tirar de dentro do nosso corpo; mas também o notamos.
Quanto a Deus; não vemos, não tocamos; contudo podemos notar a sua presença em nossa existência. Basta por em pratica a fé.
Romanos 1:7
Porque nele se descobre toda justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas, o justo viverá da fé.
O versículo acima lembra o nosso irmão Martinho Lutero, quando subia a scala santa em Roma: uma escadaria de 28 degraus, que supostamente Jesus subiu no dia do seu julgamento, momento que derramou o seu sangue. Então, Lutero estava subindo de joelhos e beijando a cada degrau, em indulgencia pelo seu pai que havia falecido há algum tempo.
Durante a escalação na escadaria foi impactado pelo versículo que está na epistola de Paulo aos Romanos 1:7 “Mas o justo viverá da fé”. E automaticamente repudiou a farsa da igreja católica, entendendo que Cristo é o mediador da Aliança entre Deus e os homens. Notoriamente, para perceber a presença do Senhor é fundamental a fé.
2 – Amar o Próximo
Amar o próximo é o segundo passo para sentirmos a sua presença na nossa caminhada, de maneira que ao colocar o semelhante em primeiro lugar; o que não é fácil porque temos a tendência de pensar: Primeiro eu; segundo eu; agora você. Mas, a Bíblia nos ensina o seguinte.
Marcos 12:31
O segundo mandamento é:
Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Não há outro mandamento maior que este.
Como está difícil amar ao próximo em um mundo:
• Globalizado;
• Competitivo;
• Capitalista;
• Com uma mídia sensacionalista;
• Igrejas Evangélicas que são vitimas da dessa onda.
Com isso a falta de amor para com os irmãos está cada vez mais forte, comprometendo a salvação de uma grande parte das almas que não tem firmeza no evangelho. O apostolo Mateus escreveu as palavras de Jesus Cristo, advertindo sobre o que aconteceria durante a caminhada da Igreja na face da terra.
Mateus 24:12
E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
Também o evangelista João foi enfático que citou nas suas epistolas.
I Epistola de João 4:20
Se alguém diz que ama a Deus e odeia o seu irmão é mentiroso. Pois, quem não ama seu irmão, ao qual viu como amará a Deus a quem não viu?
Notoriamente, o primeiro passo para amar a Senhor, e começando pelos os irmãos, o que é um imperativo da Bíblia Sagrada e não podemos contestar o que o Espírito Santo.
3 – Confessar que Jesus Cristo é o Senhor.
A confissão que crê em Jesus Cristo, diante de todos os homens é necessário, porque se não formos Dele, logicamente pertencemos ao Diabo.
Epistola de Paulo aos Romanos 10:9-10
09 – Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor, e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvos.
10 – Porque com o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.
Normalmente confessamos tantas coisas diante dos homens.
• Declaramos que amamos;
• Declaramos a paixão por um time;
• Simpatizamos e acompanhamos um partido político;
• Hoje muitos dissimulam a falsa filosofia: sai do armário e confessas que és gay.
No entanto somo inclinados a temos:
• Vergonha de Deus;
• Medo de declara a fé em Cristo;
• Fobia pelas coisas santas.
São eventos que acontecem no nosso dia a dia, com a maior naturalidade; mas temos que mudar de comportamento em relação ao mundo espiritual que anda emparelhado com a vida biológica; e assumir compromisso com o Senhor, para que assim possamos ter a sua presença em nossa existência.
Vamos ao último tópico que garante uma vista de Deus em nossa peregrinação rumo à vida eterna.
4 – Amar a Deus sobre todas as coisas.
É normal os pecadores dizerem quem amam a Deus, quando na verdade isso não passa de um engodo do diabo, para que eles continuem na mesma situação pensando que estão certos. Vejamos um pequeno texto que traz uma séria recomendação.
Mateus 22:37-38
37 – Respondeu-lhes Jesus:
Amarás o teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
38 – Este é o grande e primeiro mandamento.
Assim como acontece no tópico anterior quando as pessoas dizem que tem a Deus, também citam que amam profundamente a Ele, cometendo uma ofensa contra tudo que é citado na Bíblia Sagrada. Isso porque as mesmas não abram mão.
• Da prostituição;
• Idolatria;
• Falsidade;
• Vícios;
• Espiritismo;
• Roubalheira;
• Feitiçaria;
• Adultério;
• E etc.
O ser humano quando ama de verdade o que é material tem a tendência a se entregar de corpo e alma. Mas, mas se decepcionam porque são mortais e sujeitos a erros. Em outra esfera quando se apresentam a Deus, jamais se arrependem, porque na presença de Deus há fartura de Alegria.
Salmo 16:11
Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delicias perpetuamente.
Com esse pequeno estudo, aprendemos que para sentir a presença de Deus a nossas vidas e fundamental: Ter fé; amar ao próximo. Confessa-lo e ama-lo sobre todas as coisas.
Presbítero Robson Colaço de Lucena
Missão América
OTPB 2219 – Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil