A Voz de Deus

A Voz de Deus

II Reis 17:14

Porém não deram ouvidos; antes se tornaram obstinados, de dura cerviz como os seus pais, que não creram nos Senhor, seu Deus.

Vamos falar dos sentidos que Deus dotou o ser humano, em particular um que tem a função de alimentar a alma. Vejamos todos para depois entrarmos no que será abordado:

1. Visão;

2. Audição;

3. Tato;

4. Olfato;

5. Paladar.

O sentido que iremos dissertar é a audição, que em relação à vida espiritual, tem a função de provar das Palavras Bíblicas e alimentar a alma humana gerando eternidade através da graça de Deus. Isso é: O sistema auditivo compartilha profundamente com o amor do Senhor.

Atos dos Apóstolos 4:20

Pois não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido.

O escritor narrava as grandezas de Deus na vida os missionários, de maneira que por mais que fizessem uma narrativa, seria pouco, mediante a operação do Senhor naqueles dias. Sendo que ainda hoje Ele age na mesma plenitude. No entanto as pessoas do século XXI, preferem escutar a voz do diabo, através de assuntos banais como política, filosofia, heresias, nova era e porque não dizer que na maioria das vezes, com imoralidade.

Deixar de ouvir os ensinamentos do Senhor é a pior coisa que pode acontecer com um mortal, tendo em vista que acarreta conseqüências drásticas no presente e na eternidade. O profeta Jeremias vaticinou sobre o assunto.

Jeremias 42:21-22

21 – Mas, tendo-vos declarado isso hoje, não destes ouvidos à voz do Senhor, vosso Deus, em coisa alguma pela qual ele me enviou a vós outros.

22 – Agora, pois, sabeis por certo que morrereis à espada, à fome e de peste no mesmo lugar aonde desejastes ir para morar.

Este lugar que o povo de Deus estava desejando morar era o Egito, local de idolatria e pecados dissimulados que ofendiam ao Senhor. E aquela nação, como o povo da atualidade, preferem pecar ao invés de mudar de comportamento.

Infelizmente a raça humana opta em ouvir:

• O horóscopo;

• Cartomantes;

• Videntes;

• Místicos;

• E etc.

Lamentavelmente, não escutam a voz de Deus.

I Samuel 12:15

Mas, se não derdes ouvidos à voz do Senhor. Mas, antes, fostes rebelde ao dito do Senhor, a mão do Senhor será contra vós, como era vossos pais.

Interessante é que quando pregamos, eles não dão ouvidos, e dizem: Quero morrer na religião dos meus pais. Então, quando averiguamos a vida dos pais destas pessoas, encontramos; idolatria, vicio, rebeldia contra a Palavra de Deus.

Quem não escuta a voz de Deus; é porque não é de Deus.

João 10:27

Disse Jesus: As minhas ovelhas ouvem a minha voz: Eu as reconheço e elas me seguem.

O pecado cauteriza a mente dos homens, de forma que eles não ouvem a voz de Deus. Mas, para vencer essa desordem interior é necessário está e intima comunhão com o Espírito Santo. Então estaremos sensíveis à voz do Senhor.

Se abrirmos a nossa mente para que Ele trabalhe removendo todas as sujeiras do pecado, e nos dote com virtudes do Espírito, temos que está aberto para o mundo invisível o qual Deus habita. Podemos ver um exemplo simples, mas riquíssimo em relação ao chamado Divinal para uma existência vitoriosa.

Isaias 30:21

E os teus ouvidos ouvirão a Palavras do que está por detrás de ti, dizendo: este é o caminho, andai nele, sem desviardes, nem para a direita nem para a esquerda.

Por mais que um pregador tente explicar a grandeza do Reino de Deus, é muito difícil à mente humana sondar quão maravilhoso são as primícias que Ele preparou desde o principio da criação. Assim como o ouvido afinado de um bom músico, pode perceber alguns acordes perfeitos, e meio a milhões que não é perceptível; o homem afinado com o Senhor é capaz de apenas captar muitos sons celestiais.

Romanos 11:8

Como está escrito:

Deus lhe deu um espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvido para não ouvir, até o dia de hoje.

Você sabe por que existem pessoas insensíveis, surdas e cegas em relação ao Evangelho? É porque mesmo que elas tivessem essas virtudes, não dariam credito e nem tão pouco escutaria a voz de Deus; e Ele na sua onisciência, conhece de todas as coisas em relação a cada um dos seres humanos. Por mais que um pregador tente explicar, jamais poderá mostrar a plenitude do Senhor.

Acredite ou não, Ele está disponível e ainda fala com o homem; embora muitos não queiram escutar. E quanto a você; deve também ficar disponível para ouvir a sua voz celestial profetizando bênçãos para a você. Experimente a sua sabedoria e cresça na graça e conhecimento da Bíblia Sagrada. A experiência é pessoal, pode ser através de um hino, pregação, sonho, pela natureza, leitura da sua Palavra; o importante que ouça a sua voz.

Ele é mesmo e nunca mudará.

Hebreus 13:8

Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e será para sempre.

Vamos aproveitar a oportunidade que o Senhor tem nos dado para conseguirmos a salvação eterna das nossas almas. A porta da graça está aberta para passarmos em direção a Deus.

Por fim, darei um pequeno exemplo para encerrar o nosso tema estudado. Podemos ser comparado a um rádio transistorizado que foi programado para receber as ondas de frequência de uma estação. No entanto, temos que ligar este rádio e sintonizar para ouvirmos e transmitirmos o que está sendo irradiado para outras pessoas que ainda serão alcançadas pela voz de Deus.

Que Deus vos abençoe rica e abundantemente.

Presbítero Robson Colaço de Lucena

Missão América

OTPB – Ordem dos Teólogos e Pastores de Brasil