A Culpa
A Culpa
Isaias 53:6
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele à iniquidade de nós todos.
O homem acometido de pecado, a sua mente não o deixa em paz; tendo em vista a culpa que rouba a sua quietude interior. E por incrível que pareça existem pessoas que são assintomáticas; não sentem mais nada em relação a sua iniquidade.
Também nos deparamos com outras que se julgam boas e que não tendo pecados, chagam a dizer:
• Eu não bebo;
• Não fumo;
• Não me prostituo;
• Não faço mal a ninguém.
Mas, a Bíblia prova o contrário.
Salmo 51:5
Eis que em pecado fui gerado, e em iniquidade concebeu a minha mãe.
Dentro do homem está o pecado, desde o ventre é repassado essa herança de Adão e Eva, e somente com a intervenção de Jesus Cristo há remissão diante de Deus. E como citamos acima a iniquidade gera inquietude na raça humana. Vejamos como isso acontece.
Provérbios 27:15
O gotejar continuo em um grande dia de chuva, é a mulher contenciosa. Uma e outra são semelhantes.
Trazendo este versículo e colocando como exemplo de uma mulher contenciosa no lugar de uma mente culpada; veremos que nos dois casos não existe sossego de noite e no dia. Pode-se comparar com uma torneira com vazamento pingando direto, não permitindo ninguém dormir.
Na Sagrada Escritura encontramos outro caso clássico de uma mente culpada, está na Parábola do filho pródigo; quando o mesmo pediu a sua herança antecipadamente e gastou tudo dissolutamente com o prazer infame e carnal. E ficando em um estado de miséria, sentiu o peso do pecado, resolvendo voltar para a casa do pai para pedir perdão pela sua maldade.
Lucas 15:20-21
20 – E, levantando-se, foi para o seu pai. Vinha ele ainda longe, quando o seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou.
21 – E o filho lhe disse: Pai, pequei conta o céu e diante de ti; já não sou mais digno de ser chamado filho teu filho.
Ele reconheceu a sua condição de pecador e humilhando-se pediu perdão. Todos os homens são negligentes e culpados diante de Deus.
A palavra mais difícil que alguém possa recebe; é estando em um tribunal e o juiz lhe disser: “Culpado”. Isso abala a estrutura de qualquer mortal. Agora imagina diante de Deus receber a mesma palavra: “Culpado”. Certamente é de fazer gelar a alma no mesmo instante. Então, temos que clamar a Jesus Cristo para que Ele nos justifique e der paz interior. Vejamos apenas um versículo mostrando a culpa da raça humana.
Romanos 3:23
Pois, todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.
Agora uma pequena amostra dos pecados que geram dolo.
I Aos Coríntios 6:9-10-11
09 – Ou não sabeis que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras; nem adúlteros, nem efeminados, nem os sodomitas.
10 – nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
11 – Tais fostes alguns de vós; mas vós lavastes, mas fostes justificado em o nome de Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.
Também em Colossenses:
Colossenses 3:5
Mortificais, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra, a fornicação, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, a avareza que é idolatria.
Em resumo a culpa é o termo negativo que sentimos por obras ruins praticadas ao logo da nossa existência; e somente mediante a Palavra de Deus e o sacrifício propiciatório de Jesus Cristo, também o nosso arrependimento, é que conseguiremos o perdão eterno.
Sabemos que o diabo e os seus seguidores nos acusam em todo tempo, mas temos que confiar em Deus, sentimos a salvação.
Apocalipse 12:10
Então ouvi uma grande voz céu, proclamando:
Agora, veio à salvação, o poder o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.
Está bem claro que o diabo nos aponta de dia e de noite. Mas haverá um momento no final dos tempos, que será aprisionado para sempre. Contudo, Jesus liberta todos os que são fieis a sua Palavra.
Hebreus 9:14
Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortais para servirdes ao Deus Vivo.
I João 1:7
Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
I João 2:1
Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.
Presbítero Robson Colaço de Lucena
Missão América
OTPB – Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil