De onde vens, e para onde vais?

De onde vens, e para onde vais?

Gênesis 16:7-8-9-10

07 – Tendo-a achado o Anjo do Senhor junto de uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur,

08 – Disse-lhe: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? Ela respondeu: Fujo da presença de Sarai, minha senhora.

09 – Então, lhe disse o Anjo do Senhor: volta para a tua senhora e humilha-te sobre as mãos.

10 – Disse-lhe mais o Anjo do Senhor: Multiplicarei sobremodo a tua descendência, de maneira que, por numerosa, não será contada.

Essa é uma pergunta que ecoa na mente da humanidade ao longo dos séculos: “De onde vens e para onde vais.”

Voltado ao versículo acima escrito, encontramos um evento que aconteceu com Hagar serva de Sarai esposa de Abrão; quando Hagar debochava da sua senhora por pelo motivo que a mesma não podia gerar filhos. Então Sarai a baniu para o deserto junto com o seu filho Ismael, e estando prestes a padecer o Senhor Deus usou da sua misericórdia e concedeu uma nova oportunidade para que ela reconciliasse com Sarai; e como recompensa também seria mãe de uma grande nação de incontáveis filhos.

Fiz apenas um pequeno resumo dessa história Bíblica para que você entendesse um pouco os desígnios de Deus. Mas o verdadeiro objetivo do nosso estudo é narrar às duas questões que assola a alma daqueles que não conhecem a Bíblia Sagrada.

1. De onde venho?

2. Para onde Vou?

Primeira Questão – De onde Venho?

Certamente se fosse questionado:

• Um kardecista – Ele responderia que somos fruto de varias reencanações;

• Para um ateu – Diria que somo fruto de uma evolução;

• No caso do ufologista – Citaria que viemos dos Reptilianos, ou Anunakis, ou Nelilins.

A verdade é que emanamos de Deus; todavia somos inspirado por muitas mentiras diabólicas que pode levar a raça humana a total destruição.

Eclesiastes 7:29

Eis que tão somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astucia.

E quanto o homem vir de Deus.

Gênesis 1:26 a

Também disse Deus: Façamos o homem conforme a nossa imagem e semelhança.

Então está provado que viemos de Deus, e muitos inventam mentiras para desvirtuar essa essência primaz.

Geralmente somos semelhantes a um rio puro e cristalino quando sai da sua vertente, e ao longo da jornada pela terra passa por grandes cidades absorvendo os esgotos e lixos que são colocados no seu interior. E fica contaminado de sujeira, desoxigenado e matando os peixe e vegetais onde passa.

Isso é o verdadeiro exemplo de um pecador sem Cristo. Mas como um rio contaminado pode ser restaurado, também pode ser aplicado na vida humana. Basta aceitar o sacrifício propiciatório de Jesus e receber a reconciliação. Ele foi enfático quando citou:

João 14:6

Disse Jesus; Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém pode vem ao Pai senão por mim.

Notoriamente podemos reconciliar como Senhor porque existe uma ponte para passagem, que é o próprio Jesus Cristo.

Segunda Questão – Para onde vou?

O segundo ponto abordado gera muita dificuldade para os que não têm intimidade com o senhor e andam na inclinação da carne.

No Evangelho de Lucas encontramos um caso bem interessante de um homem que não conhecia o caminho para Deus, e investia poderosamente no mundo presente.

Lucas 12:16-17-18-19-20-21

16 – E lhe proferiu um parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância.

17 – E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho aonde recolher os meus frutos?

18 – E disse: Farei isto: Destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e ai recolherei todos os meus produtos e todos os meus bens.

19 – Então, direi a minha alma: têm em depósitos muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te.

20 - Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?

21 – Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.

Perceba o peso da frase proferida por Deus: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será?”

Quantos estão dentro deste contexto e não percebem que somos seres espirituais e um dia haveremos de dar contas das nossas ações para Deus. Somos criados do pó da terra, mas possuímos uma entidade vinda do Senhor e precisamos velar para não entramos e em condenação eterna.

Eclesiastes 12:7

E o pó volte para terra, como o era, e o espírito para Deus como o deu.

• Tem pessoas que pensam na vida com um evento que acaba aqui;

• Outros defendem que o inferno é no mundo presente;

• Mas infelizmente existe uma classe fraca de cristãos que pregam o purgatório. E que podemos ser justificados pós-vida saindo do sofrimento eterno.

Ora! Se existisse base para o que citamos acima, certamente o sacrifício de Jesus Cristo seria vazio, sem expressão e remissão de culpa. Não faria sentido o nosso Mestre ter morrido na cruz para nos salvar.

Vejamos o que o escritor aos Hebreus nos ensinou;

Hebreu 9:27

E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disto, o juízo.

Diante de Deus não tem coitado nem perdoe, daremos contas de todas as nossas obras, que sejam boa ou ruins. Nem os anjos foram poupados quando desobedeceram, imaginemos nós que fomos gerados em pecado e tendenciosos nas obras carnais.

II Epístola de Pedro 2:4-5-6-

04 – Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para o juízo.

05 – e não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios;

06 – e reduzindo a cinza as cidades de Sodoma e Gomorra, ordenou-as a ruína completa, tendo-as posto como exemplo a quantos venham a viver impiamente.

Vimos que Deus não se deixa levar pela impiedade, e a sua Justiça cobra daqueles que pecam dissolutamente; de maneira que um dia haveremos de nos apresentar diante dele.

Eclesiastes 3:15

O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.

O tempo não apaga pecado, podemos até esquecer-se das coisas que praticamos, mas na mente do Senhor, cada ação está registrada e viva como se estivesse acontecido agora. E caso não tivermos justificados em Jesus Cristo, certamente iremos para o inferno. Saiba que existem apenas dois caminhos:

• Céu – Para vida;

• Inferno – Para morte.

Provérbios 15:24

Para o sábio o caminho da vida é para cima, para se desviar do inferno que fica para baixo.

O historiador Arnoud Tonbee, ao pesquisar 21 civilizações notáveis da história; percebeu que 19 pereceram não por força do exército; mas, pelo apodrecimento moral. Isso é, pela depravação do pecado.

Assim é á raça humana, tendenciosa a desobedecer a Deus, e atraída pelos laços de morte. Enquanto há tempo a alma do homem precisa descobrir que o inferno é uma realidade que os pecadores irão enfrentar por toda eternidade.

Apocalipse 20:10

O diabo, o sedutor deles, foi lançado para sempre dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta, e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos.

Apocalipse 21:8

Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idolatras, e a todos os mentirosos, a parte que lhe cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.

Quanto aos fies a Deus, terá a alma curada e receberá galardão eterno.

Apocalipse 22:17

O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.

Apocalipse 22:3-4-5

03 – Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o Trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão,

04 – contemplarão a sua face, e na fronte está o nome Dele.

05 – Então não haverá noite, nem precisam de luz de candeia, nem de luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.

Presbítero Robson Colaço de Lucena

OTPB – 2219 - Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

Missão América

Visite a Rádio Missão América

www.missaoamerica.com