A Cura da Alma

Cura da Alma

Deuteronômio 4:29

De lá, buscará o Senhor, teu Deus, e o acharás, quando buscares de todo coração e de toda a tua alma.

É comum as pessoas buscarem a cura para as doenças que são naturais nos seres humanos. Hoje (Fevereiro 2015), no Brasil 31,3% da população sofrem da uma doença crônica. (Dados da Axis Med).

Contudo, esquecem a cura da alma, que é a principal essência do corpo; sendo as mais comuns:

• Ódio;

• Rancor;

• Vingança;

• E todos os sentimentos negativos.

Tendo os sintomas:

• Depressão;

• Angustia;

• Insônia;

• Medo;

• Pavor noturno;

• E etc.

A maior necessidade que um homem tem não é a física; mas, a espiritual, e essa carência pode abater profundamente a alma. Vejamos o Salmista mencionando um momento de amargura. Todavia, ele entregou toda ansiedade a Deus, confiando que Ele resolveria aquela situação.

Salmo 42:5

Porque estás abatida, ó minha alma, e porque se pertubas dentro de mim? Espera no Senhor, pois ainda louvarei pela minha salvação.

Observe que a alma adoece e fica abatida, especialmente pela ausência de Deus. O homem é um ser espiritual e precisa do Senhor. Vejamos o que o apostolo Paulo citou que nem a carne, nem tão pouco o sangue volta para o céu.

I Aos Coríntios 15:50

Isto afirmo, irmão, que a carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.

Então o homem sendo espiritual, pode ser vitima de doenças na alma por causa do pecado; começando com a carência das coisas que vem do alto. O Salmista Davi deu testemunho da dependência que ele tinha em relação com Deus.

Salmo 63:1

Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água.

Perceba o amor na frase “A MINHA ALMA TEM SEDE DE TI”; o quanto ela é poderosa e demonstra como o escritor vivia em função da adoração ao Todo Poderoso.

Nos dias nos deparamos que muitos tem:

• Sede de cerveja;

• Sede de sexo;

• Sede de vingança;

• Sede de poder;

• Menos sede de Deus.

Tudo isso acontece porque a preocupação da humanidade é prosperar financeiramente. Pensam que prosperar espiritualmente é loucura para o homem do século XXI.

Lembro-me que em certa oportunidade, quando estava ministrando para um grupo de pessoas, a respeito do campo missionário. Um irmão chegou a questionar, se aquilo dava lucro financeiro; em resposta, falei que o que está na epistola de Paulo aos Romanos.

Romanos 14:17

Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

E quanto ao que iremos receber no tempo presente, o próprio Jesus foi enfático no Evangelho, quando falou:

Marcos 10:28-29-30

28 – Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.

29 – Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e do evangelho,

30 – que não receba, já no presente o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna.

Notoriamente ao seguirmos a Jesus recebemos o cêntuplo de benção; mas, também aparecerão perseguições e outros inconvenientes, tendo em vista estamos em um corpo canal sujeito ao pecado. Foi baseado na angustia que enfrentamos que o Salmista admoestou.

Salmo 107:28

Então, na angustia, clamaram ao Senhor, e Ele os livrou das suas tribulações.

Aprendemos que a angustia é uma doença da alma, sendo a mesma contraída pela iniquidade. Perceba que o corpo humano adquire enfermidades através de:

• Vírus;

• Bactérias;

• Bacilos nocivos;

• E vermes.

E no âmbito espiritual ações como:

• Idolatria;

• Feitiçaria;

• Luxuria;

• Mentiras;

• E outros atos desta natureza, promovem o atrofiamento e morte espiritual do ser humano.

Para a cura do corpo e alma encontramos uma ação bem simples na Bíblia Sagrada que pode restaurar a vida do homem. A oração; “a chave que abre o coração de Deus”, e sendo ministrada através do Presbitério tem um saldo positivo.

Tiago 5:14-15

14 - Está alguém doente? Chame os presbíteros da igreja; e estes façam uma oração sobre ele. Ungindo-o com óleo em nome do Senhor.

15 – A oração salvará o doente, e o Senhor o restabelecerá; e se tiver pecados, ser-lhe-ão perdoados.

O mundo é uma região fria e congelada no pecado para os que abandonam Cristo, tornando-se tão desconfortável que pode ser pressentida na alma do homem. O pecado provoca inanição em qualquer pessoa; e somente através do fogo abrasador do Espírito Santo, é que se pode voltar ao primeiro amor; que é Jesus Cristo.

Presbítero Robson Colaço de Lucena

OTPB – Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

Missão América

28022015