Exemplos de São Paulo (2Cr 2,14-17) e São Pedro Damião († 1072)
REFLEXÃO DIÁRIA: 21 DE FEVEREIRO DE 2015
O menino enjeitado
Palavra do homem
Ela estava muito preocupada. Tinha numerosos filhos e agora mais outro se anunciava. Como criar tantos filhos?
Também ele andava aborrecido. Mas opor outro motivo. Como dividir a herança entre tantos filhos, todos homens?
Nasceu a criança. Mais um homenzinho. A mãe perde a cabeça, leva o menino para a praça pública e o larga por lá. Cuidasse dele quem quisesse.
Mas, mãe é sempre mãe. Não resistiu ao remorso e voltou para buscar o filho. Foi batizado com o nome de Pedro.
Pedrinho nascera com a cruz nas costas. Perdeu os pais na primeira infância e foi educado pelos irmãos. Um deles maltratava-o muito. Outro de nome Damião, era mais compreensivo. Deu-lhe comida e estudo. O rapaz se formou, tornou-se professor. Em sinal de gratidão acrescentou o nome do irmão ao seu nome, passando a chamar-se Pedro Damião.
Mais tarde ordenou-se padre. Ficou bispo e cardeal, sempre relutando em não aceitar essas dignidades. Para aceitar o título de cardeal, foi preciso ouvir algumas ameaças do Papa.
Foi um homem austero. Botou a mão nas chagas do tempo, atacando os abusos e desvios na Igreja. Viajou muito para restabelecer a paz.
Esse menino enjeitado de outrora, morreu com oitenta e três anos, quando voltava de mais uma missão de paz.
Palavra de Deus
Graças sejam dadas a Deus que nos concede sempre triunfar em Cristo, e por nosso meio difunde o perfume do seu conhecimento em todo o lugar. Somos para Deus o perfume de Cristo entre os que se salvam e entre os que se perdem. Para estes, na verdade, odor de morte e que dá a morte. Para os primeiros, porém, odor de vida e que dá a vida.
Qual homem capaz de fazer tais coisas? É que, de fato não somos como tantos outros, falsificadores da palavra de Deus… (2Cr 2,14-17)
Hoje fazemos memória de São Pedro Damião, bispo e doutor da Igreja († 1072)