Crises no casamento
 
 
O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros. (Hebreus 13.4).
 
Quantas vezes ouvimos dizer que fulano se separou de sicrana! É lamentável, mas o casamento está virando passatempo, diversão de gente grande. Será que as pessoas esqueceram que o casamento é um ato sagrado, uma instituição divina? Não é só fazer sexo, passear, viajar. É apoiar o outro, educar os filhos preparando-os para aproveitar os momentos alegres e enfrentar juntos, todas as dificuldades.
 
Porém, hoje não vemos isso, mas casais que terminam o relacionamento logo na primeira crise, causando mágoas e outros problemas ao cônjuge e aos filhos. Outros casais, quando a crise vem, partem para o adultério, o que traz ainda mais sofrimento para os envolvidos. As crises que acontecem no casamento não são motivos para a separação ou mesmo para a traição. Quando elas ocorrem, são oportunidades para refletir, dialogar, avaliar os problemas e restaurar o casamento.
 
As maiores vitórias na vida conjugal são obtidas quando os cônjuges superam suas dificuldades juntos, buscando em oração o auxilio do Senhor. É assim que eles escapam das armadilhas de Satanás, o grande interessado na destruição da família. Não há casamentos sem crises ou sofrimento. Dinheiro, status, posição social ou diplomas podem até ajudar, mas não são tudo. Nada, além de Deus, pode resolver os problemas de um casal. Pense nisso: a crise vem não para resultar em separação, mas para trazer de volta o dialogo, muitas vezes esquecido, e com ele restabelecer a paz. Quando isso acontece, o amor que motivou a união volta a prevalecer no lar.  Se você está passando por crises, nem pense em desistir de seu casamento. Busque em Deus a ajuda para vencer o problema e reestruturar o relacionamento.
 
Crise no casamento deve ser motivo para diálogo, oração e perdão.
 
Texto extraído do livro devocional o Pão Diário 13.