Beleza - corpo e alma: beleza exterior e interior.

O exterior é uma parte da vida e do corpo. Há também a interioridade que poucos veem. Somos alma (anima - para os latinos; psique e pneuma - no grego, nefesh em hebraico) e corpo (soma no grego, sarx no hebraico, matéria, carne - para os latinos).

Não como separar a alma e o corpo e vise-versa; só Deus com a condição de ruptura com o fenômeno da morte consegue suspender essa unidade complexa unidade alma-corpo, para reativá-la mistica e poderosamente na Ressurreição. A vida não é deletada, mas transformada. Daí os primeiros cristãos, invocarem as imagens do trigo. São Paulo pondera a morte do trigo para aparecer o pé de Trigo, símbolo da Ressurreição e da entronização da alma e do corpo no Reino dos Céus. Jesus exemplifica que "se o grão de trigo não morrer, viverá na solidão. Se morrer, muito fruto vai dar." (Jo 12,24)

Existem três níveis de investimento nos relacionamentos: eros (sensualidade, corporalidade), filia (amizade, irmandade, parentesco, coleguismo) e Ágape (amor incondicional, puro, santo, sobrenatural, teológico, espiritual, transcorporal e divino). Deus se localiza em todos os níveis, mas está de modo especialíssimo no Ágape. Para os gregos, Ágape é banquete, convívio, convivialidade, fraternidade, aproximação entre iguais e pares; para os cristãos, é a Ceia do Senhor, Páscoa, libertação, partilha do pão, Eucaristia, Missa. "Basta ser belo aos olhos e isso basta." (Poeta Safo), mas podemos ser belos também na mente, na mentalidade, na visão interior de nossas almas quando nos identificamos a Jesus, o maior Educador de todos os tempos, o Filho de Deus por Excelência, o médico das Almas e dos Corpos, amigo Fiel de todas as horas, sincero confidente interior que não exclui ninguém, porque a todos e cada um, em particular, sabe amar. "Ele nos conhece mais que nos mesmos." (CONFISSÕES DE SANTO AGOSTINHO) "Amai-vos uns aos outros assim como vos amei."

Jesus Cristo

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Jose João Bosco Pereira TENTE NÃO FAZER AOS OUTROS AQUILO QUE NÃO GOSTARIA QUE LHE FIZESSEM A SI.

Entre muitos povos, em muitas terras e através de muitas épocas, tem havido diferentes versões do que é conhecido como “A Regra de Ouro”. MATEUS 7, 12.

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SÍMBOLOS CRISTÃOS:

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Notícias

"Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele fica só. Mas, se morre, produz muito fruto." - (Jo 12,24)

2006-04-01 21:43:03

Estas palavras de Jesus, muito mais eloqüentes do que um tratado, revelam o segredo da vida.

Não existe alegria de Jesus que não seja fruto de uma dor abraçada. Não há ressurreição sem morte.

Aqui Jesus fala de si mesmo e explica o significado da sua existência.

Faltam poucos dias para a sua morte. Será dolorosa, humilhante. Por que morrer, justamente Ele que se definiu “Eu sou a Vida”? Por que sofrer, Ele que é inocente? Por que ser caluniado, esbofeteado, escarnecido, pregado numa cruz, a morte mais desonrosa? E sobretudo por que Ele, que viveu na união constante com Deus, haveria de sentir-se abandonado pelo seu Pai? Também Ele sente medo da morte. No entanto, ela terá um sentido: a ressurreição.

Jesus tinha vindo para reunir os filhos de Deus dispersos, para derrubar toda e qualquer barreira que separa povos e pessoas, para irmanar os homens divididos entre si, para trazer a paz e construir a unidade. Mas havia um preço a ser pago: para atrair todos a si, Ele deveria ser levantado da terra, na cruz. Daí a parábola, a mais bonita de todo o Evangelho:

"Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele fica só. Mas, se morre, produz muito fruto."

Aquele grão de trigo é Ele.

Neste tempo de Páscoa Ele se apresenta a nós do alto da cruz – seu martírio e sua glória – como sinal de amor extremo. Ali Ele doou tudo: aos carrascos, o perdão; ao ladrão, o Paraíso; a nós, sua mãe e o próprio corpo e sangue. Deu a sua vida até o ponto de gritar: “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?”.

Eu escrevia em 1944: “Sabes que Ele nos deu tudo? Que mais poderia dar-nos um Deus que, por amor, parece esquecer-se de que é Deus?” E deu-nos a possibilidade de nos tornarmos filhos de Deus: gerou um povo novo, uma nova criação.

No dia de Pentecostes o grão de trigo caído na terra e morto já florescia qual espiga fecunda: três mil pessoas de todos os povos e nações são transformadas “num só coração e numa só alma”. Depois são cinco mil, e depois…

"Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele fica só. Mas, se morre, produz muito fruto."

Esta Palavra dá sentido também à nossa vida, ao nosso sofrimento, à nossa morte, quando ela chegar.

A fraternidade universal pela qual desejamos viver, a paz, a unidade que queremos construir ao nosso redor é um vago sonho, uma ilusão, se não estivermos dispostos a percorrer o mesmo caminho traçado pelo Mestre.

O que fez Ele para “produzir muito fruto”?

Compartilhou todo o nosso modo de ser. Assumiu sobre si os nossos sofrimentos. Conosco, Ele se fez trevas, melancolia, cansaço, contraste… Experimentou a traição, a solidão, a orfandade… Numa palavra: Ele “se fez um” conosco, carregando tudo aquilo que para nós era um peso.

Assim devemos fazer também nós. Enamorados deste Deus que se faz nosso “próximo”, temos um modo para demonstrar-lhe a nossa imensa gratidão pelo seu infinito amor: viver como Ele viveu. E a nossa chance está em nos tornarmos “próximos” de quem passa ao nosso lado na vida, estando dispostos a “nos fazermos um” com ele, a abraçar a dor de uma divisão, a partilhar um sofrimento, a resolver um problema, com um amor concreto que sabe servir.

Jesus no abandono se doou completamente. Na espiritualidade centralizada Nele, Jesus Ressuscitado deve resplandecer plenamente e a alegria deve testemunhar que isso é verdade.

Chiara Lubich

http://www.paroquias.org/noticias.php?id=6399&hdr=15

J B Pereira e http://quemdisse.com.br/frase.asp?frase=8183#ixzz3R48F6zwG
Enviado por J B Pereira em 07/02/2015
Reeditado em 13/02/2015
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