Não sofra!
 
 
Certamente muitos estão neste momento sofrendo por terem perdido alguém querido e precisarão de tempo para recuperar-se. Muitas vezes, o que machuca é um sentimento de culpa por não ter feito algo a mais pelo falecido. Seria sábio cultivar o sofrimento por alguém que já partiu?
 
A pessoa morta não pode fazer mais nada por nós e nem nós por elas (Lucas 16. 25-31). Somente Deus tem o controle dessa situação. Já os que estão vivos precisam do nosso apoio, e não fazer por eles o que podemos realmente ser motivo de arrependimento – e de correção.
 
A pessoa que morreu não está conosco. Esperar algo assim seria uma ilusão. É claro que seremos assaltados por sentimentos negativos como “Porque isso foi acontecer comigo?” “Como vai ser minha vida sem ela?” “O que foi que fiz para merecer isso?” – e por aí vai vivendo e sofrendo. É preciso entregá-los a Deus, que saberá cuidar deles. 
 
Eu mesmo sofri muito com esses sofrimentos, e é isso que satanás quer, pois eles abalam as pessoas e acabam com quem tem a fé fraca. Todavia, Jesus me libertou com seus ensinamentos, porque neles existe a luz que me conduziu a verdade. O choro no momento do velório é natural e benéfico, mas depois temos de aprender a conviver com a saudade, lembrando os bons momentos que vivenciamos, e agradecer a Deus pelo tempo que tivemos juntos, mas sem se perder em lamentos. 

Lemos hoje que Davi se esforçou muito para salvar a vida de seu filho, mas não conseguiu. Assim, depois que a criança morreu, ele voltou à vida normal. É o que temos de fazer para não arruinarmos a nossa própria vida e também porque há pessoas vivas precisando de nós. Não podemos deixar o luto nos aprisionar e matar. 
 
Vamos ler 2 Samuel 12. 22-24. ? Diz assim: Ele respondeu: “Enquanto a criança ainda estava viva, jejuei e chorei. Eu pensava: Quem sabe? Talvez o Senhor tenha misericórdia de mim e deixe a criança viver. Mas agora que ela morreu, porque deveria jejuar? Poderia eu trazê-la de volta á vida? Eu irei até ela, mas ela não voltará para mim”. Depois Davi consolou sua mulher Bate-Seba e deitou-se com ela, e ela teve um menino, a quem deu o nome de Salomão. O Senhor o amou.
 
Que Deus possa trazer o conforto necessário a todos.
 
Texto extraído do livro devocional Presente Diário 16