Emoçoes engordam mais que Comida

Há alguns anos a ciência tem se especializado em descobrir a correlação entre as emoções e sentimentos com a saúde física e mental.

E a cada novo estudo se observa nitidamente o quanto sentimentos não trabalhados podem facilmente transformarem-se em distúrbios mentais, e físicos. Os estudos também apontam que a ligação entre alimentação e sentimentos é bastante interessante de ser debatido haja visto que pessoas com tendência a guardar sentimentos e emoções são mais frequentemente acometidas de obesidade.

Baseada nestes levantamentos fiz uma pesquisa paralela entre meu ciclo de amizades e pessoas conhecidas para apurar com mais propriedade as questões emocionais que em geral levam ao descontrole do peso. E com esta pesquisa realizada com pessoas de idades entre 16 e 65, de ambos os sexos, e com atividades normais e rotineiras pude obter informações preciosas acerca deste polemico assunto..

Mulheres que passaram por algum trauma psicológico, como a perda do marido/filho por morte acidental emagreceram por volta de 20% do seu peso, as mulheres que perderem seus maridos/filhos por uma doença grave , onde por meses a fio estiveram em máxima condição de estresse perderam cerca de 35 % do total de gordura corporal. As entrevistadas relataram que nos casos de morte inesperada no período de luto estiveram em extrema situação de vulnerabilidade e perderam o apetite e o animo para comer. As que passaram pela convalescência dos entes queridos, com desfecho fatal, emagreceram mais porque durante a fase de cuidados com a saúde do enfermo estavam totalmente emocionalmente envolvidas com o problema que não lembravam de comer. Em contrapartida quem teve brigas familiares com rompimento de relações com entes muito próximos e queridos engordaram cerca de 40% nos primeiros 5 meses de crise familiar. Ressentimentos, magoas, revolta e ódio, falta de habilidade de lidar com a questão do perdão se transformaram em pensamentos que contribuíram para o inesperado ganho de peso. Mas o fato mais alarmante está entre os que sofreram uma desilusão amorosa, que foram rejeitados, abandonados, traídos pelos seus parceiros, o excesso de peso proveniente desta situação é algo preocupante, em geral está atrelado aos hormônios do bem estar e felicidade, o cérebro para de produzir estes hormônios e bruscamente começa a produção de adrenalina e sentimentos ligados a abstinência do parceiro. O aumento de peso pode chegar por volta de 65 % e em alguns casos até mais. A carência, o estress pós traumático levam o organismo a experimentar emoções extremamente negativas e destrutivas.

O ganho de peso pode estar relacionado com o armazenamento de raiva, rancor, sentimento de vingança, ódio e rejeição, o ser humano sente-se fragilizado e sem esperança de se recompor diante dos fatos o que favorece o aparecimento de camadas de gordura como forma de auto proteger-se , de criar uma barreira segura entre ele e o universo. Segundo psicólogos renomados o inconsciente trabalha tentando suprir a falta da produção do hormônio do bem estar...e desde o ventre sabemos que o alimento é necessário para nos manter vivos e ativos, e automaticamente o cérebro envia a mensagem de que precisa armazenar a gordura como forma de aliviar a carência do individuo acometido de sentimentos adoentados. Há uma grande ligação entre as emoções sentidas e a sensação de abandono. Assim como os ursos que no invernam hibernam para economizar o alimento, não se esforçam tornando sedentários para assegurar que a escassez de alimentos não lhe comprometam sua funções durante o período do verão. Comem demasiadamente e retém a gordura da comida que se acumula em geral na região mais difícil de ser eliminada, região abdominal.

A natureza sábia entende que este sofrimento intenso do individuo precisa ser curado, e entende que o alimento é o único remédio que pode interagir com as emoções e neutraliza-las.

Um bom começo para livrar-se da obesidade afetiva, é tratando-se da mente e emoções. Falando, escrevendo, seja qual for o meio o importante é deixar fluir de dentro para fora toda e qualquer emoção que ficou retida, por vezes perdoar ao parceiro é um caminho a ser percorrido, e enquanto a magoa não passar estará ali mantendo seu peso alterado. Perguntar a si mesmo o que está represado e por que você tem feito questão de guardar tais emoções é um caminho a seguir. Não despreze sua capacidade de expressar emoções ela será certamente muito útil para combater sentimentos que viram gordura localizada... queime, gaste e elimine estes sentimentos confusos e deixe fluir de dentro de você a verdade sobre si mesmo.. Aos poucos seus estado de autoestima elevado vai aos poucos derretendo toda gordura e quanto mais você for capaz de aceitar-se mais facilmente ela desaparecerá. Tem pessoas que falam que não conseguem emagrecer de jeito nenhum , seguem regimes, fazem reeducação, mas não são capazes de emagrecer um grama. Ao se observarem perceberam o seu modo de armazenamento de sentimentos e emoções e certamente sentirão dentro de si o que realmente está impedindo sua perda de peso. Após este auto exame de consciência gradativamente começam a eliminar peso. Experimente.....