Doutrinas do Fundamento Bíblico

Doutrinas do Fundamento Bíblico

Na teologia encontramos quatro tipos de doutrinas que fazem relação com o mundo espiritual e material; são elas:

01 - Doutrinas de homens;

02 - Doutrinas de hereges;

03 - Doutrinas de demônio;

04 - Doutrina de Deus.

Vamos ver um breve resumo de cada uma:

01 – Doutrina de homens – São ensinamentos humanos que negligenciam toda relação com Deus e leva os homens a uma destruição eterna. Todavia, não devemos confundir esses preceitos com a vida secular, e o que aprendemos na universidade para uma vida profissional. O nosso aprendizado com o mundo físico e sobrevivência na terra está relacionado com a sapiência que Deus nos outorgou. Em outro âmbito, temos o conhecimento da Bíblia Sagrada, que muitas vezes são negligenciados por aqueles que não querem um compromisso com Jesus Cristo, e fica espiritualmente a deriva, sujeitos a toda sorte de investida do diabo.

Na Palavra de Deus encontramos um exemplo clássico que nega ao Senhor e estão segundo as suas próprias tradições; ou princípios humanos.

Marcos 7:6-7-8-9

6 – Respondeu-lhes Jesus: Bem profetizou Isaias a respeito de vós, hipócritas, como está escrito:

Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.

7 – Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.

8 – Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens.

9 – E lhe disse-lhe ainda: Jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para guardar a vossa própria tradição.

O maior exemplo do que lemos acima, encontramos em algumas religiões pagãs que pregam o cristianismo, e sorrateiramente impõem os dogmas, bulas, catecismos e ritualísticas que tiram a autoridade de Jesus Cristo e a repassa para medianeiros e medianeiras que não tem condição de salvar a si mesmo. E por incrível que pareça apresentam um líder humano que é infalível, não peca, e um pontífice de Deus na terra; em contradição com que a Palavra de Deus nos ensina. Como por exemplo:

Epistola de Paulo aos Romanos 3:23

23 - Pois todos pecaram e carecem da gloria de Deus,

24 – Sendo justificados, gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.

Notoriamente o vocábulo TODOS (que dizer: Conjunto de coisas atingindo a sua amplitude; ou seja: Sem deixar nada ou ninguém de fora; completamente, totalmente), os homens independente de qualquer coisa, estão dentro do grupo de pecadores que precisam de Jesus. E, nunca de um pecador que precisa da intervenção de outro mortal para redimir-se diante de Deus.

Epistola de Paulo aos Romanos 3:10

Não há um justo, nem um sequer.

A doutrina de homem leva a destruição eterna, porque nela está a exposição de ideologias e arranjos que ferem a santidade do Espírito Santo, deixando um pecador em uma situação cada vez que segue esse aprendizado.

02 – Na doutrina de Hereges – É tão nociva quanto à doutrina de homem, tendo como característica o fator de assumir o ódio contra as coisas de Deus; enquanto na primeira o pecado se apresente em oculto, na herética temos o questionamento de crenças contra Deus. É comum as blasfemas, perseguição, idolatria, rebelião, sacrifícios hediondos, fornicação e adultério contra a Palavra de Deus.

As diversas religiões pagãs que encontramos pelo mundo estão recheadas desse ensinamento, e por incrível que pareça até o ateu também é grande professor de heresias. Em outra escala temos os falsos valores dos humanistas que propõem o homem sem Deus. Isso é: Ensinam que é imoral que Deus aja por nós; aliciam que são capazes de ter ética e moral sem a intervenção Divina.

No Livro do Apocalipse de João encontramos o Senhor fazendo uma narrativa em relação aos falsos mestres hereges.

Apocalipse 2:6-15

Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.

7 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.

8 - E ao anjo da igreja em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:

9 - Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.

10 - Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

11 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.

12 - E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:

13 - Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.

14 - Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem.

15 - Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.

03 – Doutrina de Demônios - O próprio nome narra o quanto é maligna, e caso não quiséssemos, não precisaria tecer nenhum comentário porque o somente em ler o titulo, observamos o quanto é desolador este ensinamento. Contudo, vamos falar um pouco sobre ela para que não reste nenhuma duvida para aqueles que na maioria das vezes entram na tal, por não conhecer a Bíblia Sagrada. Na Primeira Epistola de Paulo a Timóteo encontramos o seguinte.

I Timóteo 4:1-2

1 – Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios.

2 – Pela hipocrisia dos que falam mentiras e que tem a mente cauterizada a própria consciência.

Notamos no principio do versículo que a palavra “Espírito”, vem com o “E” maiúsculo, mostrando que se trata do Espírito Santo; esse destaque expõe que a Terceira Pessoa da Trindade (O Espírito Santo), expressando o amor e cuidado que Deus tem para conosco ao ponto do Espírito se apresentar de uma forma cuidadosa para que ninguém venha a se perder eternamente.

Todavia, devemos ter todo o cuidado para não cair no pecado de blasfema contra o Espírito Santo, o que incide quando praticamos as doutrinas de demônios.

Mateus 12:31-32

31 - Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens: mas as blasfêmias contra o Espírito não será perdoada-a

32 – Se alguém profere alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se, alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir.

Agora vem o questionamento: Será que a fé que eu estou seguindo, é uma doutrina de Demônios?

Isso é fácil de responder por que as doutrinas malignas ensinam o espiritismo, que seja o alto (caridade e mesa branca), ou baixo (umbanda, candomblé e todos os rituais afro), a idolatria, o catolicismo romano, nova era e etc.

Vejamos outros textos Bíblicos.

II Epistola de Pedro 2:1-2

1 – Assim como, no meio do povo, surgirão falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de negarem o Soberano Senhor que os regatou, trazendo sobre si mesma repentina destruição.

2 – E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e , por causa deles, será infamado o caminho da verdade.

As primeiras ações da doutrina de demônio é negar a Deus, negar e eficácia do sacrifício de Jesus Cristo e blasfêmia contra o Espírito Santo. Perceba que todas as religiões pagãs impõem um mediador ou medianeira no lugar de Jesus. Quero dizer que aparece alguém que também dar o direito de entrar no céu.

Na Bíblia encontramos:

João 14:6

Disse Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Também é comum na maioria das cidades não somente do Brasil, mas em todo mundo, que não entregam a Deus que senhor, e sim, um padroeiro ou padroeira.

Padroeiro (ª) – Significa: Protetor(ª), patrono(ª), defensor(ª) e etc.

A Bíblia mostra que feliz é a nação terra ou povo que Deus está em primeiro Plano.

SALMO 33:12

Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que Ele escolheu para sua herança.

Bem aventurado é o povo que coloca Deus como primazia em todos os âmbitos de suas vidas, seguindo os ensinamentos por Ele recomendados; com certeza é uma nação vitoriosa. Conquanto, que aos que negligenciam a vontade Divinal, só tendem as derrotas e tristezas.

04 – Doutrina de Deus – É a que todos os homens deveriam seguir, mas tendem a desviar-se porque a inclinação da carne é contra o espírito.

Por incrível que pareça as pessoas confessam que seguir a Bíblia é difícil; o que não é verdade, porque a Palavra de Deus traz ensinamentos para os homens, e não para os anjos. Ora, se a Doutrina de Deus é para os seres humanos, nunca encontramos sequer um versículo manando-nos fazer algo impossível; e sim, amar, perdoar, negar ao pecado, seguir a Jesus Cristo.

O pecado é difícil de seguir porque tudo que é má traz conseqüências drásticas. Vejamos um exemplo do pecado e Doutrina de Deus.

Tito 2:10

Não furtem; pelo contrário, dêem prova de toda fidelidade, afim de ornarem, em todas as coisas, a Doutrina de Deus, nosso salvador.

Os ensinamentos do diabo são difíceis e até impossíveis de seguir como, por exemplo, alguém reencarnar ou passar por carmas para chegar a perfeição. Isso é uma mentira do espiritismo, que seja no oriente ou aqui no ocidente.

Hebreu 9:27

E como aos homens está ordenado morre uma só vez, vindo depois disto, o juízo.

Salmo 115:17

Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem à região de silêncio.

Jó 14:10-11-12

10 – O homem, porém, morre e fica prostrado;

expira o homem e onde está?

11 – Como as águas do lago se evaporam, e os rios se esgota e seca,

12 – Assim o homem se deita e não se levanta; enquanto existem os céus, não acordará, nem será despertado do seu sono.

Quando uma pessoa deixa de seguir aos ensinamentos de Deus, continuará pensando que tudo é impossível; mas, ao abraçar a Bíblia Sagrada entenderá que tudo é possível ao que crer. Então, se deparará com todas as vitorias que o Senhor determinou desde o principio da criação.

O Próprio Jesus deu testemunho da Doutrina de Deus como exemplo de vida para todos os homens a seguirem em obediência.

João 7:16-17-18

16 – Disse Jesus: O meu ensinamento não é meu, e sim daquele que me enviou.

17 – Se alguém quiser fazer a vontade Dele, conhecerá a respeito da Doutrina, se ela é de Deus ou se falo por mim mesmo.

18 – Quem fala por si mesmo está procurando a sua própria gloria; mas o que procura a gloria do que o enviou, esse é verdadeiro, nela não há injustiça.

Então a Doutrina de Deus é boa e diferente do que o mundo ensina; por esse motivo devemos mudar o nosso comportamento e nos retroceder para o que santo e eterno. Sabendo que a nossa vida é passageira, e em pouco tempo que temos aqui na terra temos que dar prosseguimento às coisas de Deus para que novas vidas sejam alcançadas através do Evangelho de Jesus Cristo.

Mateus 28:19-20

19 – Ide, portanto, fazei discípulo de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo;

20 – Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.

Presbítero Robson Colaço de Lucena

OTPB Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil (2219)

Missão América