Amor Fraterno

Amar os nossos irmãos

I Epistola de João 3:16

Nisto conhecemos o amor: Que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar a vida pelos irmãos.

O Apostolo João, conhecido por fazer e testemunhar o amor; e encontramos muitas menções na Bíblia Sagrada.

Em meios a vários versículos deparamos um chamado ao compromisso do amor. Isso porque ao nos sentirmos amados por Deus é gratificante, mas ao termo que amar o nosso semelhante na com a mesma intensidade, nos sentimos limitados; tendo em vista que somos inclinados apenas a receber, sendo que na maioria das vezes não queremos nos doar.

No Evangelho de João 3:16; encontramos Deus fazendo uma declaração de amor para humanidade, imediatamente tomamos posse; vejamos essa expressão de caridade do Criador para com a criatura.

Evangelho de João 3:16

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Encontramos o Senhor nos abençoando a ponto de entregar o que existe de melhor no Céu.

E na Primeira Epistola 3:16, o Senhor solicita que amemos os nossos irmãos.

I Epistola de João 3:16

Nisto conhecemos o amor: Que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar a vida pelos irmãos.

Amar e ser amado por Deus é fácil; todavia desempenhar o amor a outras pessoas somente é possível com a ação do Espírito Santo, de maneira que Ele proporciona a alma humana. Alguns acham impossível; mas é fácil amar os nossos irmão e Cristo.

Na epístola de Paulo aos Gálatas está escrito um imperativo aos que fazem parte da nossa jornada rumo ao céu.

Epístola aos Gálatas 6:10

Por isso, enquanto tivermos tempo, façamos o bem a todos, mas, principalmente aos da família da fé.

Então devemos ter todo cuidado para não saímos da graça de Jesus, em momentos que omitimos o amor aos que esperam um lenitivo nos eventos difíceis da vida. O amor fraterno é o maior elo de generosidade que o Espírito Santo outorgou aos homens, para que fosse passado de geração em geração.

Presbítero Robson Colaço de Lucena