INGRATIDÃO

Creio que o certo seria que esta palavra não devia existir no dicionário, porque tudo o que fazemos ou deixamos de fazer para uma pessoa é porque queremos. Muitas vezes as pessoas nem nos pedem e corremos em busca de ajuda ou nós mesmos ajudamos, no entanto quando as pessoas não nos correspondem com o mesmo teor satisfatório, que fazemos?, Os tachamos de ingratos. Finalmente o que é ingratidão?

´Quantas vezes ouvimos alguém dizer que “tomei uma punhalada nas costas por fulano (a), está doendo no meu peito”, ou fulano cuspiu no prato que comeu.

Na verdade devemos aprender a nos doar de todo o coração, sem esperar recompensas, ver as ações de nossos irmãos como natural deles, se eu dei para alguém algo foi porque eu tive compaixão, compreendi as necessidades dele, vi que no momento estava disponível para fazer algo por aquele irmão, senti prazer em fazer, meu coração vibrava de alegria ao tomar tal atitude, então porque cobrar?

Se doar é um dom, que pode ser nato, mas também pode ser adquirido, no caso aprendido com alguém, principalmente com os pais, ou parentes, ou outros. Quando nos doamos livre de qualquer sentimento insatisfatório, segundo Eclesiastes, tornamo-nos duplamente recompensado.

Há determinadas pessoas que ajudam o outro esperando trocas, “um toma lá dá cá”, mas na verdade este donativo deixa de ser proveitoso, uma vez que foi propagado e anunciado, sendo um comportamento insensato. Quer dizer,dá com a mão direita e cobra com a esquerda.Quantas vezes reclama o que deu, ou olhou bem firme na cara de quem favoreceu no momento que pediu ou desejou que o outro lhe fizesse algo. Aquele pouco que foi doado ou emprestado vai sofrer tantas censuras, que aquele que precisou irá arrepender-se do momento que solicitou tal ajuda. Vai sentir-se humilhado, escarchado.

Aquele que ajudou desta forma é uma pessoa mesquinha, insensata. Estas pessoas não sabem guardar nem para si, nem para os outros como diz Eclesiaste. É uma pessoa pequena e vive num mundo de falsidade e fantasia.

Quando nos doamos, com nosso coração puro ou bem melhor aberto, as coisas parecem fluir livremente, o mundo toma outras dimensões, o céu parece mais estrelado, passamos a enxergar coisas que nos foram desapercebidas há anos.

As pessoas que se doam na maioria das vezes são sensatas, amigas, cheias de carinho e amor para dar. Elas são gratas a Deus e agradecem a todo o momento tudo que lhe foi doado, também grato às pessoas que o cercam, de outro lado compreendem aqueles que não tem uma boa palavra para doar, que não reconhecem os esforços de seus próprios pais e das pessoas amigas ou de seu redor.

Mas como estas pessoas vão doar algo que eles não têm, ou nunca tiveram?. As pessoas que se amam sempre tem algo a oferecer, porque a eles foram dados, receberam amor, carinho, compreensão, por isto conquistaram a sabedoria divina e o respeito entre os seus e aqueles que os cercam, nunca o verão sozinhos, uma vez que ele não nega um sorriso para o mundo em que vive.

Seu lema é e será sempre agradecer. Agradecer ao pai por tudo, e enxergar a beleza que existe a sua volta, porque Deus nos fez para sermos felizes, para sermos amados e amar.

Não, o amor de cobranças, mas aquele amor de doação, aquele amor o qual gostamos da pessoa como ela é e não como queremos que ela seja, o amor incondicional.

Ingratidão é a falta de reconhecimento de algum ato feito por alguém em beneficio do outro e que de alguma forma esta pessoa não agradece e simplesmente maltrata o seu bem feitor, como exemplo um filho em relação ao pai. Este pai batalha cuidando do jovem juntamente com sua esposa, e este filho lhe dá um retorno usando meios ilícitos os quais trazem desgostos aos pais. Caso que filhos ou pessoas amigas as quais recebem ajuda e compreensão depois falam ou pratica ações que servirá de prejuízo para quem cooperou com ele.

Então alguém vai dizer: “Fiz tanto por esse infeliz, viu o que ele fez?”

No entanto voltamos nossa mente para Deus e peçamos misericórdia para estas pessoas, as que dizem ingratas como também para os insensatos, porque Deus tudo vê e Deus é amor. Vamos agradecer a Deus as nossas alegrias, porque elas foram resultados dos nossos bons pensamentos e da harmonia com Deus, sem Ele nada somos.

Agradecer a Deus os momentos de dores, sem ela jamais saberíamos que nossos órgãos estão nos pedindo socorro, ajuda para que eles funcionem bem, buscamos o criador e o medico para que nos liberte daquele momento de mal estar, se ficar bom ou não agradecemos, se aconteceu o contrario foi porque não tivemos a fé precisa ou ainda não era o momento.

Nada acontece conosco por acaso, se ficamos doente, ficamos sem emprego ou outra coisa não foi porque Deus quis, mas porque foi o caminho que traçamos, foi o resultado de nossos atos para conosco mesmo, portanto peçamos perdão a Deus, e a nós mesmos e sigamos nosso caminho tentando corrigir o nosso orgulho que é irmão do egoísmo que geram os produtos da ingratidão.

Precisamos nos amar porque se nos amamos seremos capazes de entender os nossos irmãos sejam eles quem for e desejar que o amor de Deus penetre em seus corações como um balsamo e alivie as dores morais, espirituais e materiais de todos eles, e que seus olhos se abram a luz e enxerguem a beleza do mundo interior que cada um tem dentro de si.

Não sejamos ingratos com aqueles que zelam por nós, pois estaremos sendo ingratos não só com eles, mas com os anjos ou espíritos de luz que se aproximam destes irmãos caridosos para nos ajudar, somos ingratos com o nosso criador e traidor de nós mesmos quando rejeitamos as mensagens de carinho compreensão que nos são enviadas, agradeçamos a todos os irmãos materiais ou espirituais, as benfeitorias que a nós são dirigidas. Ninguém consegue nada sozinho, em tudo tem o dedinho dos anjos e primeiramente de Deus, pois nada conseguimos se não houver o consentimento DELE.