POR QUE RESOLVI VOLTAR AOS BANCOS ESCOLARES

Resolvi estudar depois dos 50 anos porque senti que faltava algo em mim, uma lacuna que teimava em ser preenchida. Terminei o supletivo do 2º grau em dezembro de 2000 e, 11 anos mais tarde, decidi voltar aos bancos escolares.

Em 2011, prestei exame no ENEM unicamente com conhecimentos adquiridos de práticas de leitura e experiências de vida. Pela nota da redação, 760.0 pontos, consegui matrícula no curso de jornalismo da Faculdade Maurício de Nassau, sem precisar fazer nenhum teste, de acordo com normas da instituição.

Essa decisão de estudar não foi, inicialmente, bem aceita pelos meus familiares, pois entendiam que eu já estava bastante velho para enfrentar tal desafio. Resolvi convencê-los de que a idade não é obstáculo nem limite para impedir que alcancemos nossos propósitos de vida e que aprender é uma necessidade básica inerente ao ser humano, pois enfrentar desafios aumenta nossa autoestima e capacidade de interagir conosco e com os outros.

O hábito da leitura, por si só, não foi suficiente para preencher a ânsia do saber e da aprendizagem que me angustiava a alma. Percebi que somente através de um ensino superior poderia atingir meus objetivos de estudo há tanto tempo adormecido.

A vontade de poder ajudar melhor intelectualmente e, de ser exemplo às minhas filhas, também foi de fundamental importância na decisão de voltar ao mundo acadêmico.

Finalmente, sei que não sou o primeiro nem serei o último a servir de exemplo àqueles que largaram os livros pelos caminhos do desânimo e da falta de perspectiva no futuro, mas espero, pelo menos, despertar-lhes algum resquício na vontade de voltar a aprender.

Eis a razão pela qual resolvi ser um estudante de mais de 50 anos de idade, numa turma com jovens de mentes abertas, criativas e cheias de esperanças no futuro.

Por Washington Luiz do Nascimento

Washingtonluiz
Enviado por Washingtonluiz em 29/03/2014
Código do texto: T4748031
Classificação de conteúdo: seguro