Como vencer o medo de falar em publico
Como vencer o medo de falar em publico
– Primeiro você precisa identificar a fonte, de onde vem o medo ?
– Você está com medo de que e de quem?
– Para sua surpresa e engano as pessoas esperam que realmente você faça o melhor.
– Na cabeça das pessoas elas esperam por um profissional, nunca por um estabanado e desorientado. cabe a você saber quem realmente você é.
– Saiba o seu medo existe só dentro de você, mas ninguém sabe disso, nem precisa saber,
– As pessoas não sabem que você está com medo. Na verdade elas pensam ao contrário, elas pensam que você é um profissional.
– Pense porque quando você termina uma apresentação em publico, você está melhor nesse momento do que quando iniciou?
– A resposta é porque atingiu o estado de relaxamento, não tem mais com que resistir ou ter medo.
– Porque no final você sempre acha que poderia ter sido melhor?
resposta, falta de preparo e cuidado nos detalhes.
– Aprenda técnicas de concentração e foco.
– Respirar profundo,
– Introduza-se dentro da leitura e da palestra, viva o personagem que está vivendo no momento, seja você mesmo.
– Encare o publico de cabeça erguida, postura ereta,
– Olhe nos olhos das pessoas, não fuja do olhar centrado no publico.
-– Quando cometer algum erro jamais peça desculpas, continue no foco.
-– Nunca fique espremendo suas mãos umas contra as outras. primeiro indício de insegurança.
– Não se esconda dentro da voz, solte pra fora e quanto mais alto puder falar,
melhor para si mesmo e para a plateia ouvinte.
– Entenda que você precisa falar a linguagem do publico, tente entender o publico e o que ele precisa ouvir.
– Técnica da parede, fique colado junto a uma parede e tente empurrar com as duas mãos,
durante algum tempo. e repita isso por várias vezes.
– Solte os braços e não tente arrumar nenhum lugar para eles, o melhor é você soltar e relaxar.
a única forma de não chamar atenção é não tentar se esconder. Tente agir com naturalidade.
– Evite se esconder em mesas, púlpito, plataformas, fique entre você e o publico,
– Sorria mesmo que você não tenha esse hábito,
-– Adrenalina está subindo para o cérebro, tente massagear sua testa por alguns minutos antes da apresentação.
– Tente colocar em prática, inciando com 3, 5, 10, ou 100 pessoas ate se tornar o melhor palestrante
e dominar o habito de falar ou ler em publico.
– Tenha conhecimento do que você vai se expor ao publico, falta de conhecimento de um determinado assunto pode trazer grandes consequências e constrangimento. e pode tornar uma grande armadilha contra o seu desempenho.
– Relaxe e confie mais em você mesmo.
– Se solte e seja autentico,
– Sempre se ofereça a ser o primeiro a se expor, a ser leitor, orador, a questionar ou dar sua opinião etc.
– Crie um ambiente favorável e traga o publico a seu favor.
– Se abordar um tema polêmico, vai existir um publico favorável e outro contra, foque nos dois.
e seja imparcial e fale para os dois públicos.
– Se não quiser um publico dormindo, esqueça o excesso de regras e pautas e fale naturalmente, nada de seguir
protocolos exagerados. isso da sono e tédio.
– Ferramentas de um apresentador, microfone e a voz e no máximo uma ficha de apresentação ou 1 caneta ou régua, e nunca esqueça da água.
– Prepare-se físico e mentalmente e de todo material que fizer uso, para qualquer tipo de apresentação que fizer, o preparo e organização faz os melhores profissionais.
– Apresente-se sempre com cordialidade e de forma objetiva. ser prolixo demais quebra a vontade pela palestra.
– Seja feliz e ame o que você faz e tudo sairá perfeitamente.