Muito bom dia para todas e para todos

 

 

Hoje é Dia de comemoração, é dia de festa, é feriado de 1º de maio, Dia (Internacional) da Trabalhadora e do Trabalhador ! ! !

 

Vamos comemorar o Dia de quem realmente faz se moverem, se movimentarem as sociedades (e que, muitas vezes, ainda, infelizmente, não sabe(m) disso...). ...

 

 

Mas as origens do 1º de maio não foram sempre festivas (como o são agora, atualmente mais pelas contingências das disputas de narrativas entre oprimidos e opressores, estes opressores que AINDA têm o poder da mídia hegemônica em todo o mundo e controlam o discurso POSSÍVEL dos trabalhadores e trabalhadoras, numa concessão de "dos males, o menor"...), pois sempre tem que se caracterizar e jamais esquecer que é um dia de luta, como mostra o trecho do texto abaixo:

 

"... o 1° de Maio não é o dia do trabalho, um feriado festivo, onde patrões e operários confraternizam. Mas, o Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores. Sua origem está na luta da classe operária pela redução da jornada de trabalho. No século XIX, início do século XX, era de 16, 14, 12 horas de trabalho diárias. Sem direito a descanso remunerado, sem direito a férias, aposentadoria, seguro acidente ou seguro doença. Com o surgimento em 1864, sob a inspiração de Karl Marx, da Associação Internacional dos Trabalhadores, a redução da jornada de trabalho para oito horas diárias se tornou a principal bandeira da classe operária mundial.

 

Em 1891, a II Internacional Socialista, aprovou no Congresso de Bruxelas que no dia 1° de Maio haveria demonstração única para todos os trabalhadores, de todos os países, com caráter de afirmação de luta de classes e reivindicação de oito horas de trabalho. Em os primeiros de maio que se seguiram houve greves, manifestações, choques com a polícia, e não era feriado.

 

Isto levou a uma situação em que as próprias elites burguesas decidiram que o melhor caminho seria tirar este caráter de luta, revolucionário, do 1° de Maio. E procuraram, nos diversos países, transformar em feriado que denominaram Dia do Trabalho e, desta forma,  procurar que estas mobilizações que se davam com grande combatividade fossem transformadas em meras festas." . . .

 

FONTE (desse trecho acima compartilhado) adaptado de: Brasil De Fato

 

https://www.brasildefato.com.br/2020/04/30/conheca-a-historia-de-luta-do-1-de-maio-no-brasil-e-no-mundo

 

 

É por isso que trabalhadores e trabalhadoras, sindicatos (exceto os patronais), associações de classes trabalhadoras, partidos de esquerda e políticas e políticos, enfim, a boa gente boa ligada às lutas trabalhadoras dize(m) que o 1º de Maio é Dia da Trabalhadora (e/ou Dia do Trabalhador) e não Dia do Trabalho, que é esta, Dia do Trabalho, a forma que patrões e seus sabujos sujos e/ou sabujas sujas costumeiramente mais utilizam para se referirem ao Dia das Trabalhadoras e/ou Dia do Trabalhador. Pense(m) nisso, nessa diferença entre dizer Dia do Trabalho e dizer Dia das Trabalhadoras e/ou Dia dos Trabalhadores. Pense(m)  bem.  

 

 

 

 

 

 

Cláudio Carvalho Fernandes
Enviado por Cláudio Carvalho Fernandes em 01/05/2023
Reeditado em 01/05/2023
Código do texto: T7777085
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.