Longevidade
Longevidade
Longevidade é um tema interessante, pois muitos de nossos parentes e conhecidos mais velhos, inclusive os que já faleceram, tiveram uma vida longa em função da alimentação, bebida saudável e trabalhos que eram físicos do amanhecer até o entardecer, a maioria na roça e poucos na cidade. Hoje a migração para a cidade é assustadora, ninguém mais quer ou tem condições de trabalhar no campo.
Para alcançar a longevidade é necessário disciplina alimentar, descanso, um bom sono reparador, cultura e ocupação diária que geram qualidade de vida, momentos de felicidade. Tudo isso nos faz sentir bem com nosso corpo e nossa alma, levando-nos à solidariedade e a prática da caridade.
Mas, antes de falar da longevidade atual, o que devemos fazer hoje e para o futuro, quero aproveitar para falar um pouco da minha geração “Baby Boomers”, os nascidos entre 1945 e 1960que se diz explosão de bebês.
Os Baby Boomers tiveram o privilégio de ver a primeira geladeira elétrica, a chegada da TV branco e preto, da TV em cores, do videocassete, do toca fitas, do toca CD, a invenção do CHIP que permitiu a invenção da fibra ótica, do cartão de memória, do Pen Drive, da Smart TV, aparelhos celulares, computadores, laptop e muitos outros equipamentos eletrônicos de som e de trabalho como o tomógrafo, a ressonância magnética, o RX digital e outros. Em Nenhuma outra geração se viu tantas evoluções tecnológicas.
Agora falando da atualidade com o aumento da longevidade da população brasileira, a necessidade de redobrar a atenção com os maiores de 60 anos será cada vez mais recorrente. Muitos idosos desejam manter a independência, apesar de que com a chegada da terceira idade, aumentam os riscos em relação à saúde, além de lesões, problemas de pele ou doenças crônicas serem comuns. Por isso certas precauções são importantes para evitar distúrbios futuros, garantir a saúde e bem-estar.
Falamos desse fato porque poucos adultos de hoje possuem um trabalho de carreira, um concurso público; por causa das mudanças da economia muitas empresas e indústrias se fecharam e as pessoas precisam migrar para a economia informal que é uma verdadeira guerra pela sobrevivência.
Os que trabalham em empresas nem todos são bem remunerados pelo que fazem e normalmente trabalham muito, vivem estressados, não possuem plano de saúde, alguns com dois empregos, as vezes sem expectativas para o futuro, o que provoca desesperança e seus sonhos de comprar a casa própria e construir uma família vão se distanciando.
É importante o apoio desse governo na gestão de negócios, no suporte para empresas e industrias realizarem cursos de aperfeiçoamento, incentivo para o colaborador cursar uma faculdade, dinâmicas para relaxar e eliminar o estresse e dar ferramentas para o crescimento profissional, melhorando suas habilidades e desempenho em cada função.
Só com um trabalho planejado, pesquisando metas, aproveitando a dedicação de cada colaborador, uma empresa se torna forte e saudável, aumentará a produtividade e seus ganhos, gerando uma sensação de bem estar, de confiança e o colaborador terá mais condições de investir na sua qualidade de vida visando um futuro melhor, não só individualmente, mas para coletividade e assim conquistando projetos que estariam distantes.
Dessa maneira voltaremos a ter qualidade de vida, viveremos mais felizes com confiança e esperança.
Vida saudável é longevidade.