O privilégio de ser um parceiro de Deus na Sua Criação

Retirado de Gênesis 2:15-20.

Deus prossegue em seu trabalho maravilhoso e chega à criação do ser humano,fazendo-o a conforme Sua Imagem e Semelhança. Mas ao contrário do que algumas correntes religiosas apregoam,Ele não criou o ser humano pra se gabar e mostrar que Ele é "o cara",uma vez que não precisa de ninguém ou nada pra ser Perfeito como Ele é e o Que Ele é.

YHWH ELOHIM cria o homem e o faz seu parceiro na criação. ELe cria o homem e o chama pra dar nome aos animais e,cada nome dado pelo Homem ao respectivo animal,foi o nome que este recebera. Também dá ao homem a incumbência de lavrar e guardar a natureza que havia Criado autorizando-o a comer de todas os belísssimos frutos que produzia,exceto daquela do conhecimento do bem e do mal.

Mesmo com a queda,permanecemos parceiros dELe na criação. Quando nascemos o mundo já estava criado há bilhões de anos,mas Deus nos dá o bastão para que na nossa geração tenhamos uma pequena participação no mundo criado por Ele. No entanto,o ser humano com o instinto mau que o inclina ao orgulho e por outro lado ,estão aqueles que querem limpar o planeta. Ele criou os mares e rios,nós os poluímos. ELe cria os rios em seus cursos em direção ao oceano - onde a água doce irá evaporar e retornar à terra em forma de chuva - mas nós jogamos lixo nos rios além da sua capacidade e,quando Deus executa Sua parte na criação,a chuva,o mau exercício da parceria por parte do homem transforma o que seria uma benção em uma funesta tragédia;além de deixar uma condição de vida péssima para nossas futuras gerações.

Todos nós temos a incomensurável honra de sermos parceiros de Deus em algum ponto da vida. Quem é pai e mãe tem um serviço de alta responsabilidade diante de YHWH,serviço esse de rei e sacerdote. Reis,pois são revestidos de autoridade intrínseca e primeira autoridade que conhecemos na vida,e sacerdotes,pois são eles quem nos ensinam o caminho que devemos ou não andar. À eles está incubido o ensinamento da parte mais santa de toda a bíblia - os 10 mandamentos:"E ensinarás essas palavras aos seus filhos e falarás delas sentado em casa e andando pela rua". Ser pai e mãe é ter um sacerdócio maior do que o sumo sacerdote do Templo Sagrado (e de qualquer outra religião) pois foram instituídos ainda no éden e antes da queda. Não à toa o mandamento:" honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem teus dias e prospere na terra que o YHWH te dá" ( DT 5:16) é ambivertido pois,ao violá-lo você peca contra o seu próximo (pois seus pais são pessoas) e ao mesmo peca contra Deus pois são Seus representantes e revestidos de autoridade do Alto,são um ponto de contato entre o céu e a terra. Ou seja,se você é filho,a partir de agora veja seus pais com outros olhos,e se você for pai ou mãe,pondere seus passos pois a vocês é dado a grande responsabilidade de serem o ponto entre o céu e a terra para seus filhos e sua casa.

Deus dá a inteligência ao ser humano e csda um de nós somos parceiros dELe naquilo que estamos destinados a fazer,e em algum ponto da vida. ELe dá a inteligência ao homem e,cada um de nós,a trabalhamos pra focá-la em algo: medicina,segurança,invenções inovadoras,socorro público,descobertas e etc. Um médico é um parceiro de Deus na criação quando usa toda sua disposição e talento pra salvar vidas,o policial é um parceiro de Deus ao deixar sua família em casa e arriscar sua vida pra garantir a proteção à outros,o cientista é um parceiro de Deus (mesmo que não creia) na criação ao descobrir tudo aquilo que facilite ou mude a vida pra melhor ou ainda na ajuda à limpeza do meio ambiente. Enfim todos nós somos parceiros dELe na criação,prerrogativa essa que NENHUMA de Suas outras criaturas recebeu. Se você cuida da sua saúde,também é uma parceria com Deus pois ELe te deu a vida e um corpo com funcionamento complexo,se comermos porcarias,fizermos uso de fumo e etc estaremos usando mal o nosso ofício,pois está escrito:"Não sejas sábio aos seus próprios olhos [isto é, ser orgulhoso,soberbo e cheio de si] obedeça à YHWH. Isto será saúde para o seu corpo e força para os seus ossos" ( PV 3:7,8).

Portanto,todos os males que colhemos hoje: doenças cardíacas,poluições nomeio ambiente,destruição dos ecossistemas,guerras,extinções de espécies,famílias destruídas,pais omissos,filhos rebeldes,pessoas que teriam uma vida inteira pela frente morrendo em decorrência de doenças cardíacas por má alimentação e outras (como o câncer e a aids) decorrentes de vida desregradas e todas as desgraças que vemos hoje,são devido ao ser humano não querer ser aquilo que para o qual fora criado e querer ser parceiro do seu orgulho,da sua ganância,do seu ego e assim recai dobre si próprio o caos que causa. Assim como um sócio fraudulento de um banqueiro muito rico causa um caos na economia financeira da instituição e é punido por isso,assim o homem ,que foi criado por Deus recebeu a honra que nem os anjos receberam - de ser co-criador da realidade - causa um caos na sua própria vida e no mundo ao redor ao querer ser seu próprio deus,querendo satisfazer seu ego,colhe todas as desgraças que vemos hoje. Que você,ao ler esta lição retirada diretamente da Instrução Divina,quebre seu orgulho ,deixe as más obras e seja aquilo para o qual o Criador Bendito te fez: ser parceiro dELe em Sua criação,ainda que outros não façam,comece por você,pois está escrito:" Aquele que preside seu espirito,é maior do que aquele que conquista uma cidade" (PV 16:32). Mantenha-se longe do orgulho,pois ele é como a árvore do conhecimento do bem e do mal,quando se alimenta do orgulho ,ele só traz morte,desobediência,desgraça ,nudez e vergonha.

Que YAHWEH te abençoe!

Vinícius Santos
Enviado por Vinícius Santos em 04/01/2020
Código do texto: T6834282
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.