Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

VIVER É ESCOLHER - 2

Antoni Big-Cuore*
Data: 2012(alt.06.09.2017)
Local: São Paulo,SP.,Brasil
________________________________________________________

Viver é escolher. Como diz o livro do Eclesiástico, capitulo 15, versículos 17e 18: “ELE PÔS DIANTE DE TI A ÁGUA E O FOGO; ESTENDE A MÃO PARA AQUILO QUE DESEJARES. A VIDA E A MORTE, O BEM E O MAL ESTAO DIANTE DO HOMEM; O QUE ESCOLHER ISTO LHE SERÁ DADO.”

O homem tem o livre arbítrio; ele tem autonomia para escolher o bem ou o mal. Ele é totalmente livre para isto, pois Deus o dotou de vontade e razão.

Observe as pequenas decisões de seu dia a dia. Dormir as 21 ou as 23 horas? Dormir com pijamas ou de short? Jantar ou não jantar? Comer carne ou não comer?. Ir à igreja ou não? Vestir o amarelo ou o azul?. Vestir primeiro sapato do pé direito ou o esquerdo? Vestir calça social ou esporte? Vestir camisa amarela ou branca? Ir ao cinema ou não?

Observe que são coisinhas de nosso dia a dia, mas que depende única e exclusivamente de um ato de vontade, de escolha pessoal. Na vida espiritual a mesma coisa. Escolho desenvolver os meus talentos ou enterrá-los? Vou estudar a palavra de Deus diariamente ou ignorá-la? Vou ser verdadeiramente um Discípulo de Jesus ou vou ficar na zona de conforto?. Vou tentar conquistar o meu grande amor ou não?

Note-se, meu irmão e minha irmã, que são pequenas decisões que tomamos no dia a dia, sem a interferência de ninguém. É meramente um ato deliberado de nossa vontade pessoal. As grandes decisões, não obstante mais complexas, mas não deixam de ser decisões, ato de vontade de uma ou de várias pessoas ao mesmo tempo.

Então por que não escolher sempre o melhor? Por que não escolher os caminhos do Senhor Jesus? Por que escolher o pecado? Se a vida santificada é muito mais gratificante?

Por que não escolher a FELICIDADE?  A felicidade é, antes de mais nada, uma escolha!  É também uma questão de atitude mental. Por que não condiciono a minha mente a sempre escolher o melhor? Aquilo que é positivo, edificante para minha vida e para minha alma? Se está chovendo devo mentalizar que a chuva é uma coisa boa, faz germinar as plantas que irão alimentar os seres humanos e os pássaros. Se me acontecer algo desagradável, devo mentalizar que poderia ser pior.

A felicidade é de dentro para fora. É uma disposição interior para o positivo, para o amor, para a doação ao próximo. Eis o segredo da felicidade: amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo!.
Alimentar bons pensamentos também fazem parte do processo de ser feliz.
A felicidade é a disposição da alma e do coração que advém do bem que faço ao outro e do retorno que este bem provoca.
________________________________________________________
(*)autor é Amigo do Bem e Divulgador da Palavra de Deus para todo o planeta. Acesse seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore e seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).(alterado em 06.09.2017).
________________________________________________________


ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 07/09/2017
Reeditado em 07/09/2017
Código do texto: T6107164
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2493 textos (950346 leituras)
87 áudios (67146 audições)
1 e-livros (165 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/11/19 00:58)
ANTONI BIGCUORE