ABN 41: anunciados dois novos filmes de Sailor Moon
(ABN = Agência de Boas Notícias)


Desde 2014 vem sendo produzido no Japão, pela empresa Toei, o terceiro seriado de tv de Sailor Moon, personagem criada por Naoko Takeushi. A nova série intitula-se "Sailor Moon Crystal" e já completou três temporadas, seguindo o roteiro do mangá que tem cinco fases. Ultimamente os fãs da Princesa da Lua Branca estavam na expectativa da quarta temporada, a do Circo Negro, ou seja do confronto entre as guerreiras da luz e a horda maligna proveniente da Lua das Trevas e comandada pela Rainha Neherenia.
Nos dias 30 de junho e 1º de julho últimos ocorreram no Japão comemorações pelo aniversário de Usagi Tsukino, a Sailor Moon, porque os personagens de quadrinhos e desenhos japoneses, curiosamente, costumam ter data natalícia e o da Sailor Moon é 30 de junho. Pois bem, durante os eventos comemorativos anunciou-se a quarta fase de Sailor Moon Crystal. Porém, para grande surpresa, não será uma nova temporada televisiva: a história será dividida em dois desenhos de longa-metragem que serão lançados nos cinemas do Japão. A sua distribuição fora do Japão ainda é uma incógnita, e talvez no Brasil só se consiga ver pela internet.
A notícia é auspiciosa porque desde os anos 90 não se produzem filmes de cinema de Sailor Moon; naquela ocasião, quando a heroína ainda era criação recentíssima (de 1992) surgiram três animações de cinema, "A promessa da rosa", "Corações em gelo" e "Milagre no buraco negro dos sonhos" (as duas primeiras foram resenhadas em minha escrivaninha).
Quem já leu o mangá de Naoko Takeushi (que só em anos recentes foi publicado no Brasil) sabe dos lances emocionantes que cercam esta quarta fase da saga, em que duas filosofias se conflitam de maneira emblemática: a filosofia do amor e da justiça, representada por Sailor Moon, e a do poder e dominação, e ambição desmedida, simbolizada pela Rainha das Trevas, Neherenia, que rompendo o selo milenar que a confinava na Lua Nova (Lua das Trevas) vem à Terra com seus servidores, decidida a conquistá-la. O diálogo que as duas travam no mangá (quadrinho japonês) é antológico, quando Neherenia declara: "Chegou a hora de medirmos os nossos poderes para decidir qual de nós duas será a dominadora deste planeta". E a resposta taxativa de Sailor Moon: "Este planeta pertence àqueles que aqui vivem!". Uma verdadeira carta de direitos numa única frase, indicando que todos os habitantes da Terra têm direito ao planeta, inclusive os animais.
Assim, podemos esperar para breve uma longa-metragem de Sailor Moon, e depois outra, com as aventuras da super-heroína que não usa a violência e sim o poder do amor.

imagem: Naoko Takeushi e sua imortal criação: as sailors Marte, Júpiter, Vênus, Mercúrio e Moon.