RELAÇÃO ENTRE FELICIDADE E GRATIDÃO

O que é felicidade pra você?

Estar com alguém que te faça esquecer dos problemas, ou ter um momento que faça esquecê-los? É ter o que você quer, ter quem você quer, poder fazer sempre o que você quer, ou os trés? Se sentir bonito(a), apreciado(a), benquisto(a) ? Amar, se sentir amado(a), ou ao menos acolhido(a) ? Ser reconhecido(a) por algo que faz (fez)? É estar vivenciando um momento que você queria que durasse pra sempre? É ter a capacidade de tornar as dores do mundo menores através de uma perspectiva otimista natural?

Avalie as possibilidades, e as experimente antes de se declarar, ou de se considerar como um(a) feliz à mais, ou a menos. Felicidade é um estado final atingido após um ciclo de realizações e conquistas? Ou, será que não é um estilo de vida, uma maneira de se caminhar por si só?

Os problemas que nos deparamos em nosso caminho muitas vezes cegam os nossos sentidos. A ideia de felicidade vai ficando cada vez mais embaçada, estreita, e até irreal à medida que vamos amadurecendo e nos convencendo que não somos tão invulneráveis (gigantes) quanto pensávamos. E são tantos problemas, não é mesmo?! O que nos faz esquecer que a nossa vida é cheia de problemas? Momentos felizes. Cada um deles podem ser considerados um pedacinho de felicidade pra quem diz que felicidade é ter história pra contar. ''Ahh, ter história pra contar....''. Mas ser feliz não é esquecer ou fingir que não existem problemas, pelo contrário; Tem mais a ver com aceitar o triste fato de que eles sempre vão existir; mas que você pode minimizá-los ou anulá-los se estiver sendo capaz de contemplar o hoje, a realidade que faz parte. Se conduzir com gratidão, ver valor no que possui e em quem possui, e otimista/animado para o que está por vir.

Quando o futuro parecer incerto, e o presente cruel/complicado, mergulhe nas boas lembranças, nos sorrisos que causou. Essa é a sua história. Ao contrário do que muito se diz, saber contemplar o passado, ou ao menos aceita-lo também é importante, porque fez de nós quem somos hoje, e talvez lá estejam muitos dos nossos porquês. Veja o quanto aprendeu e amadureceu. Veja que mesmo depois de ter cometido muitos erros, não deixa de ter gente que se importa com você, e que sempre há uma nova chance de recomeçar. E tem tantas coisas que não fez e queria fazer, não é? Tantos lugares e possibilidades novas, não é ? Mas não fique preso no passado e nem viva ansioso se projetado no futuro. O mais importante é a capacidade de contemplar o presente. A vida é uma viagem sem volta em que muitas vezes não sabemos onde nem quando vamos chegar. E a mágica está na trajetória, no caminho, mesmo quando a velocidade é lenta e a paisagem horrenda. Por isso aprendamos a valorizar o agora. O que ou quem você tem a seu alcance, as possibilidades que estão ao nosso alcance no hoje; sejamos grato(a)s. Não que seja infeliz quem está a querer o que ainda não se tem. Mas que não saber dar valor ao que se possui é a certeza de que nós jamais viremos a constatar a felicidade; Já que assim nada nunca será o suficiente e o nosso estado de espírito nunca estará preenchido.