Lembrança da Escola
A maior sabedoria é levar a vida cantando, desde pequena nunca fui fã de gente carrancuda, chegava a tremer de medo quando tio Hipólito ia nos ver, não que o irmão de minha mãe fosse bravo, mas ele falava pouco e observava muito além de ter uma voz muito grossa, outro que me amedrontava quando criança era o professor João Rodrigues, o portuga, diretor do Colégio onde eu estudava, quando ele entrava em nossa classe tinha vontade de me esconder debaixo da carteira, porém ficava em pé para ele ver meu tamanho, por ser a menor da turma , ele sempre me liberava e deixava o restante de castigo.
Como dizia as pessoas muito casmurras ao invés de me despertarem respeito me faziam medo; certo dia na aula de Português a luz acabou e como era de costume dos colegas gritarem em conjunto quando ficavam no escuro, então quase que instintivamente soltei meu maior grito; que reação infeliz aquela minha, só eu havia gritado naquele dia. A professora era Caxias como costumávamos falar, percebi quando ela encolerizada caminhou para o lado onde eu me encontrava e falou: quem gritou venha gritar aqui na frente...Fiquei sem saber o que fazer, depois de alguns minutos de silêncio a luz chegou ia sair da carteira para ir à frente gritar, minha amiga me segurou, "Não vá!", até hoje agradeço a amiga por ter me segurado no lugar. Nisso a sirene tocou acabando a aula. Pensei que ela fosse me dar castigo depois, mais acho que ela se esqueceu do ocorrido, só eu me lembro até hoje, toda vez que a luz acaba, cantarolo alguma musiquinha para não gritar.