Alegria da convivência - amizade. Perdoar a todos... Perdoar a si mesmos quando erramos...

REFLEXÃO DIÁRIA: 16 DE ABRIL DE 2016

É muito importante para todos nós enfrentar a questão de compreender e perdoar a nós mesmos. Tive um entendimento dessa questão que me ajudou muito. Assim como tenho de fazer um esforço para ser gentil e magnânimo em minhas relações com os outros, devo estender essa mesma gentilezas e magnanimidade a mim mesmo. Sou tão complexo que não tenho condições de me julgar acuradamente ou de ter certeza sobre a extensão de minha responsabilidade. Não estou sugerindo que a gente escape com uma projeção do tipo: “O diabo me levou a fazer isso”. Tenho de estar disposto a assumir a responsabilidade pelos meus atos e pelas suas consequências. Mesmo assim, é difícil saber com certeza quais são minhas intenções subjetivas. Sou uma fração, e as raízes de minha motivação estão todas embaralhadas.

Apesar disso, posso encarar o fato de meus atos terem sido desordenados e de que posso ter machucado alguém. A medida de minha responsabilidade subjetiva por esses atos sempre terá algo de misterioso, mesmo para mim. Portanto, embora eu deva assumir minha responsabilidade, ao mesmo tempo devo continuar tentando compreender e perdoar a mim mesmo. De qualquer forma, um pedido de desculpas aos que machuquei, por ação ou omissão, continua na ordem do dia.

Ao mesmo tempo, reconheço que sou um ser em processo, que “Deus ainda não me terminou”. Não estou prestes a me dissolver num oceano de pesar pelo fato de não ser perfeito. Tenho de ser gentil comigo mesmo, evitar todos os julgamentos rigorosos.

Texto de Arrancar máscaras, abandonar papéis

Publicado em Reflexão Diária em 16 abr 2016

16 abr 2016 às 7:31 pm, joão bosco Diz:

Sim, tenho pesar de saber que magoei pessoas e as fiz chorar para me elevar e dizer que estava com a verdade. “Não se constrói uma sociedade justa na injustiça.” São João Paulo II.

Se eu pudesse voltar e reencontrá-las hoje – mais maduro e sensível em meus pensamentos e sentimentos: pediria perdão!

Isso já não é possível, porque estão longe e não as consigo localizar.

Há casos em que agora já me ouso e percebo que errei, equivoquei, fiz considerações precipitadas: perdão, porque julguei e falei coisas que o (a) ofendi.

E o amor como atitude e respeito pelo outro, falar e agir pelo bem do outro e nele reconhecer sua dignidade como gente, ser diferente de mim.

Assim, a vida fica mais suave e agradável: o amor nos alegra e nos encoraja a ter amigos e pessoas em que podemos confiar, acreditar e desejar o bem. Só é feliz quem faz o bem. O mal está aí – por aí, mas nos atinge de alguma forma e algum lugar, mesmo não querendo.

Contudo, o bem é sutil, solidificado na fraternidade, liberdade, igualdade, direitos e deveres como pessoa e cidadãos da Terra e do Céu. Pés no chão, coração no Alto! Olhar no irmão ou nosso próximo. O próximo mais próximo é aquele que está do nosso lado e espera um olhar e uma palavra, um gesto, uma boa atitude, uma oração, um perdão… Uma boa convivência faz a diferença!

___________

Por isso – agora oro por você e pelos que buscam a verdade, cujo suporte emocional é o amor como respeito, ouvir, ser paciente, procurar ser coerente. E por sermos humanos e fragilmente contraditórios, precisamos de bons limites, bons amigos, bons exemplos, bons interlocutores, bons livros, bons filmes, bons jardins, bons vizinhos, bons templos e igrejas, bons políticos, bons educadores, bons pais, mães firmes e acolhedoras, um bom pôr-do-sol, um céu estrelado, uma mirada ao mar, uma barca e um remo: a barca o coração e o remos – nossos braços e emoções…

“Só se vê bem com os olhos do coração. O essencial é invisível aos olhos e possível ao coração.” (PEQUENO PRÍNCIPE, Saint-Exupèry).

“Ama e faça o que bem queres: ama faz o bem que queres…” Santo Agostinho (CONFISSÕES)

“Ainda não me cativaram. E o que é cativar: é criar laços, estreitar ao coração os que amamos…” (Exupèry)

“Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado… Amado aos seus que permaneciam no mundo, amou-os de verdade, até ao extremo de si (entregando-se totalmente na cruz como cordeiro sem mancha… Em suas feridas fomos salvos. Por graça, fomos salvos eternamente… (Jesus e São Paulo, Apóstolo dos Gregos e multidões)

Santa Tereza D’Ávila, Carmelita – afirmava:

“- Nada te perturbe, Nada te espante,

Tudo passa, Deus não muda,

A paciência tudo alcança;

Quem a Deus tem, Nada lhe falta:

Só Deus basta.

Eleva o pensamento, Ao céu sobe,

Por nada te angusties, Nada te perturbe.

A Jesus Cristo segue, Com grande entrega,

E, venha o que vier, Nada te espante.

Vês a glória do mundo? É glória vã;

Nada tem de estável, Tudo passa.

Deseje às coisas celestes, Que sempre duram;

Fiel e rico em promessas, Deus não muda.

Ama-o como merece, Bondade Imensa;

Quem a Deus tem, Mesmo que passe por momentos difíceis;

Sendo Deus o seu tesouro, Nada lhe falta.

SÓ DEUS BASTA!”

Vamos agora amar, perdoar, viver, ter uma palavra a todo que nos aproximar, paciência em primeiro lugar: “Deus é amor, quem ama nasceu de Deus…”

E deste modo, temos a experança que colheremos os frutos do Amor, Ágape, amor incondicional, tipo da mãe que ama os filhos e deles cuida… O amor não mata, cuida, protege, não fere, não mente, não é arrogante…

E sabemos ainda que “Deus nos gravou ou tatuou na sua palma da mão… E nós somos D’ele e vamos para Ele.” Isaías 49, 19.

Fraternalmente,

João Bosco

_

Conselho do Dia

Este é o conselho que a Imitação de Cristo lhe dá para hoje:

- Eu conheço o primeiro e o último e abraço a todos com inestimável amor. Eu devo ser louvado em todos os meus santos, bendito sobre todas as coisas e honrado em cada um deles, que eu tão gloriosamente exaltei e predestinei, sem prévio merecimento algum de sua parte. Quem desprezar, pois, um dos menores dos meus deixa também de honrar o maior, porque fui eu que fiz o pequeno e o grande. E quem menospreza a todos os mais que estão no reino dos céus. Porquanto todos são um belo veículo da caridade; todos têm o mesmo parecer, o mesmo querer, e se amam mutuamente com o mesmo amor. ( Que não devemos escrutar as coisas mais altas e os cultos juízos de Deus)

http://www.imitacaodecristo.com.br/conselho_dia.php

J B Pereira e http://paroquiaimaculadaconceicao.com.br/reflexao-diaria-16-de-abril-de-2016/comment-page-1/#comment-5693
Enviado por J B Pereira em 16/04/2016
Reeditado em 24/04/2016
Código do texto: T5607321
Classificação de conteúdo: seguro