Nasci ouvindo meu pai tocar violino
Nasci ouvindo meu pai tocar violino
Foi difícil aprender a tocar violino, mas talvez meu pai José Olah Filho na época quando menino ensinado pelo meu avô Josif Olah.....não sabia que o violino é considerado ...dos instrumentos de cordas ...um dos mais difíceis de aprender.
Exige dedicação e foco! Mas também _Aprender a falar em húngaro é difícil!!! Vim saber quando adulto já que é considerada uma das línguas mais difíceis de serem aprendidas....sempre dizia minha mãe Estela Erdei Olah para seus seis filhos ..Davi, Ricardo, Eliane, Sergio, Mirian e Silvia. Eu mesmo nunca aprendi a falar em húngaro para decepção dos meus avós que sempre tentavam me ensinar.....
Sempre é difícil criar, educar, proteger, encaminhar um filho...que dirá seis filhos
Não sei os detalhes de como foi o aprendizado de tocar violino do meu pai...
Nem de como foi os detalhes de aprendizado da língua húngara dos meus pais na comunidade húngara .....mas tive o privilégio de quando eu ter nascido meus pais eram bílingues e meu pai já tocava bem o violino....aprender a tocar violino não foi um aprendizado formal...foi dentro da tradição familiar e religiosa da comunidade húngara.
Sei dizer que aquele estojo preto do instrumento sempre ficava em cima do guarda-roupa e a recomendação sempre era
_Não pode mexer! ... .em húngaro _Nem tud mozogni
Como nunca aprendi húngaro.... não adiantou nada a recomendação.... vez por outra lá estava nas minhas mãos o violino e o arco....sim o arco que era ótimo para brincar de espada ...era levinho ...e eu com uma das mãos na cintura ...com uma máscara feita de trapo de pano de costura e um chapéu de pescaria do meu pai ...entrava na fantasia de criança de um herói da época que passava o seriado na TV ...O Zorro
Vim saber pelo meu pai que o arco era feito de pau-brasil e crina de cavalo...._ Pai, o que é crina de cavalo? Lá vai meu pai explicando mais uma para seu filho curioso... depois que aprendi ....sai falando para todo mundo a minha mais nova descoberta.
E ia logo começando a conversa com meus amiguinhos na escola _ Você sabia que o arco de violino é feito de crina de cavalo?...aquela parte que fica em cima do pescoço do cavalo que parece cabelo.....
Meu pai tocava numa orquestra junto com outros instrumentos de cordas...e quando eu era criança acompanhava os ensaios sentado no primeiro banco da igreja...quando meus pés nem ainda tocavam os tacos escuros e encerados do templo da Primeira Igreja Batista Húngara de São Paulo.
Eu ficava como criança observando os cinco ou seis músicos que tocavam violino e seus arcos subirem e descerem...torcendo para que todos os arcos ficassem retinhos na ida e na volta...essa era minha imaginação que os músicos estavam acertando a pauta musical.
Pensava eu _ Não foi dessa vez que os arcos subiram todos iguais e na mesma altura....esse ensaio vai longe....
Essa é uma das saudades boas que tenho ao lembrar do meu pai que hoje completa 18 anos que ele foi tocar nos céus!!!