A PROFESSIRA BIÁ
Francisco de Paula Melo Aguiar
A professora Beatriz Lopes Pereira (Biá) era uma senhorita de muita responsabilidade pessoal e profissional, reconhecida por todos os seus ex-alunos, aqui mesmo em Santa Rita tem muitos professores que foram alunos dela, fora minha pessoa, por exemplo: Professor Francisco Arcanjo (Enéas Carvalho); Miriam Pereira (Escola Normal), e tantos outros importantes professores.
O reconhecimento do trabalho dela é inegável, tanto é assim que quando São Miguel de Taipu foi emancipado, tornou-se cidade, ela foi eleita vereadora e Presidente da Câmara Municipal de São Miguel de Taipu.
Ela nunca ficou esquecida em minha lembrança, sempre a visitei em sua residência localizada à beira da pista BR 230, ao lado da Escola Severina de Holanda Cavalcanti, no Café do Vento, encravada nas terras do Engenho Itapuá, pertencente aos herdeiros de Maria Lins Cavalcanti Vieira de Mello (tia do escritor José Lins do Rego Cavalcanti).
Só deixei de visitá-la, conversar e ser amigo dela quando ela faleceu em 1987 e está sepultada no Cemitério Público na cida de São Miguel de Taipu.
Veja bem, se atualmente os professores da rede pública falam que ganham pouco e naquele tempo...
Atualmente o Itapuá e a antiga escola não existe mais, suas terras e seus domínios pertencem Assentamento Antônio Conselheiro (INCRA) e lá foi construída a Escola Municipal Professora Beatriz Lopes Pereira, homenagem póstuma da Prefeitura Municipal de São Miguel de Taipu/PB.