Três Passos/RS: primeiras impressões

Nesta semana, nós nos mudamos para Três Passos/RS. O Rodrigo foi chamado no concurso de Biólogo da Prefeitura. Ele tirou primeiro lugar. :) Viemos "de mala e cuia", com a Cacau e tudo!

Tanto eu como o Rodrigo tínhamos estado aqui só uma vez. O Rodrigo, para a prova do concurso da Prefeitura, há um ano; e eu, para uma banca de TCCs de especialização da Universidade Aberta do Brasil, em parceria com a UFRGS, há uns 10 anos.

A mudança, da capital para uma cidade do interior, envolve muitas diferenças na vida corriqueira, ou assim pensávamos. Três Passos tem uns 25 mil habitantes e fica a uns 470 km de Porto Alegre. Sete horas de carro. Bem longe dos recursos da capital.

Para nossa surpresa, Três Passos é um pólo regional aqui da área Celeiro, no Noroeste do estado.

Tem uma grande avenida, de umas 20 quadras, ao redor da qual tem de tudo, e tudo pertinho. (Afinal são só três passos... bá-dum-tss).

Tem inúmeros serviços públicos, como Receita Federal, INSS, Fórum, Promotoria de Justiça, Defensoria Pública, SINE, CIAC SUS, Correios, IBGE, CFC, inspetoria do CREA. Tem corpo de bombeiros, delegacia de polícia, batalhão da Brigada Militar, e até um veículo da perícia vimos aqui.

Tem universidades! Unijuí, UERGS, Unopar/Anhanguera, Uniasselvi. Tem várias escolas municipais e um colégio particular. Tem escola de música, tem um estúdio de gravação. Tem uma rádio, um jornal, uma gráfica.

Tem Banrisul, Banco do Brasil (com sede de lazer AABB), Caixa, Bradesco, Cresol e, é claro, Sicredi. Tem coleta de resíduos todos os dias, e coleta seletiva terças e sextas. A energia é da RGE, e muitos prédios e casas já têm painéis solares. Tem igreja católica, luterana, batista, centro de umbanda, e algumas neopentecostais.

O cinema de calçada mais antigo do Rio Grande do Sul fica aqui em Três Passos! É bem grande, na tela e na capacidade, e as poltronas são de madeira, estofadas de vermelho. Já assistimos a um filme ali! Lançamento!

Tem também uma variedade de comércio e serviços. Vários supermercados, lojas conhecidas como Magalu, Colombo, Quero-Quero, Pompeia, Boticário, Cacau Show, PanVel, São João, e muitas lojas de roupas.

Vários restaurantes, churrascarias e pizzarias (tem até sushi). Todos fazem entrega com motoqueiros. Tem várias padarias (já experimentamos quase todas!), sorveterias (tem Chiquinho!), e até açaiterias! Tem várias lancherias que servem xis (como não poderia deixar de ser), e vários lugares servem o "chapão", um entreverão na chapa, muito bom!

A rodoviária é atendida por três empresas de ônibus. São duas que levam para os demais municípios da região, e a Ouro e Prata, que leva até Porto Alegre numa linha diária semidireta noturna. Tem quatro aeroportos que são razoavelmente próximos: Santo Ângelo, Santa Rosa, Passo Fundo e Chapecó/SC. Tem uma linha popular de ônibus urbano. Tem Uber também, e já vimos uns quatro pontos de taxi, todos mostrando o número do celular dos motoristas para a tele. As ruas do Centro são identificadas e bem sinalizadas, ainda que pouco adiante nome de rua e número de prédio: o que o pessoal entende mesmo são os pontos de referência, a segunda sinaleira da avenida, a loja de tintas... :-}

Tem várias academias de ginástica, pilates, dança, até artes marciais. Tem agência de turismo, cursos de inglês (até um Wizard! já nos matriculamos). Tem hospital comunitário, um hospital veterinário, várias farmácias, e consultórios profissionais de inúmeras especialidades da área médica, fisioterapeutas, massoterapeutas, ortodontistas, clareadora dental, oftalmo (até cirurgia!), saúde ocupacional, consultoria de RH, advogados de diversas especialidades.

Tem várias clínicas veterinárias, várias agropecuárias, e até creche e hotel pet, uns bem pertinho de casa, e outros mais "no interior", digamos, na estrada do Cachimbo Perdido. A Cacau já gostou!

Tem também os serviços mais corriqueiros, como hoteis, estéticas (muitas!), imobiliárias, corretores de imóveis, de seguros, arquitetura e design, floricultura, construção (lojas de materiais, móveis, esquadrias, tintas), informática, celulares, eletrônica, mecânica, autoelétrica e chapeação, uns três postos de gasolina, lavagem de carro, concessionárias de "camionetes" e, é claro, várias lojas de máquinas e implementos agrícolas.

Eu to surpresa com o grau de inovação, automação e até gourmetização das lojas e serviços daqui. E com a boa qualidade da identidade visual de todos os negócios. As barbearias e hamburguerias são todas do estilo gourmet! Tem vários tele-ceva, e uma choperia, também gourmet! Vários restaurantes usam cardápio digital. E todo negócio tem perfil no instagram, atende via whatsapp, aceita pix e cartão de crédito, com a maquininha do Sicredi. Alguns restaurantes buffet por peso têm até a balança sem operador, que emite a comanda no valor da comida pesada. Duas cafeterias que visitamos são bem gourmetizadas, uma até com cardápio na touchscreen.

Tem uma lavanderia de autosserviço 24 horas, toda automatizada. Tem serviço de higienização de estofados também. Tem Pesque e Pague, tem um Seminário de formação de padres! Tem CTG, claro, o Missioneiro os Pampas, e tem a FEICAP, a feira anual do município. Tem o Cine Rock, festival de bandas dentro do Cinema aquele. Uma casa noturna trouxe esta semana para o clube o show do cover argentino do ABBA, imagina! No geral, parece que o pessoal curte mais é o sertanejo e música nativista, mas nos pubs ouvimos o bom e velho rock.

A cidade é bem limpa, e até ajardinada nos canteiros de rua. Tem várias praças bem cuidadinhas, com wifi no horário não-comercial, e até com academia popular e parquinho para crianças. Fica numa área alta e tem "caimento" para as bordas, permitindo ver paisagens bem bonitas de morros e coxilhas olhando para fora da cidade. Um lugar lindo para passear é o Parque do Lago. A Cacau também gostou muito! O pôr-do-sol na torre da igreja é bem bonito, e se vê daqui nossa sacada. Agorinha mesmo to curtindo este fim de tarde. :)

--------------

Inicialmente, ficamos hospedados em um airbnb modernoso. A busca por onde morar nós resolvemos em um único dia de muitas visitas a casas e apartamentos, depois de já ter contatado todas as 5 imobiliárias da cidade. Encontramos um ótimo: amplo, bonito, quase novo, e bem no centro da cidade. Negociamos com o proprietário e conseguimos até alguma mobília. E o valor do aluguel ainda coube no bolso.

Já temos internet, e eu já consigo trabalhar "home-office". O Rodrigo vai caminhando para o trabalho, a uns 5 minutos de casa. Em Porto Alegre, levava uns 30 minutos de carro, pegando trânsito.

---------

No centro da cidade, são raras as vagas de estacionamento!

---------

A cidade para das 12:00 às 13:30. É impressionante! La siesta. Já aderimos!

---------

Adoraria dizer o clichê "o ar é puro aqui no interior". #SQN O cheiro "de dinheiro" do frigorífico é lamentável. Mas acho que a gente acostuma.