Um sonho do meu tempo de operário
Lembrei de uma música que eu escutava quando era operário. Era uma época em que, no início da faculdade, eu ia dormir meia-noite e acordava às 5:00 da manhã, o que é muito ruim quando você tem 22 anos, trabalha operando máquinas de bancada e tem meta de produção para atingir. Principalmente à tarde era bastante difícil permanecer acordado. A música em questão é "Pequeno perfil de um cidadão comum", do Belchior.
"Acordava sempre cedo, era um passarinho urbano
Embarcava no metrô, o nosso metropolitano
Era um homem de bons modos
'Com licença, foi engano'
Era feito aquela gente honesta, boa e comovida
Que caminha para a morte pensando em vencer na vida
Era feito aquela gente honesta, boa e comovida
Que tem no fim da tarde a sensação
Da missão cumprida"
As circunstâncias em que escutei pela primeira vez tal música nunca mais esqueci. Quando o relógio despertava às 5:50 eu não conseguia levantar imediatamente. Colocava em modo soneca e ligava o rádio na diário FM para "ir acordando aos poucos". Ficava num estado entre o limiar do sono e do despertar. Nesta época e neste horário tocava música brasileira.
Quando tocou a música do Belchior eu tive um sonho e a música "entrou" nele. Sonhei que pessoas no cemitério visitavam meu túmulo e eu próprio observava de longe. Lembrei de colegas de trabalho muito jovens como eu que ainda naquela época faleceram. Pensei que qualquer um de nós poderia ser o próximo, mas não fiquei pensando muito mais a respeito. Não havia condições para me dar ao luxo de refletir se valia a pena aquilo tudo.
Enquanto eu ainda estivesse vivo, me levantaria, enfrentaria as dificuldades financeiras e o sono para continuar trabalhando e estudando. Anos depois, tais dificuldades foram superadas e aconteceram até grandes mudanças, mas o sentimento de levantar da cama e tentar fazer alguma coisa de útil ainda permanece.