FOI ASSIM

Bom dia seu Cândido!

- Bom dia

Seu Cândido, meu nome é Antônio Ferreira Barreto. Estou vindo do sertão de Santa Luz. Eu minha cunhada Aguinele e minha esposa Rosa. Rosa já está nessas condições que o senhor tá vendo e eu desempregado. Quando ela parí se for homem vai se chamar Aglario!

- Peraí! Zabé. Ou Zabé...

- O que é Cândio?

- Vem cá mulher, vem ver...

- É o quê?

- Oia pra isso aí. Ele tá quereno trabaiá; .mas as condições é essa aí: ela tá na hora de parí.

- Oxente homi! Bota ele pra trabaiá e dá o quarto pra eles dormire até ele para e achar pra onde ir. Quando ele receber dinhêro, daqui há treis ou quatro meis eles procura onde morar.

- Tá certo!

- Vem cá menina pode se arranchar por aí, só precisa limpar. Tome aqui a bassoura, toma tamem essas esteiras. Se ajeitem por aí.

Dois meses depois, ou seja, no dia 16 de julho do ano de 1956, pelas mãos de dona Domitilia parteira, Rosalina Barreto dá a luz a Aglario seu primogênito filho!

Aglario era um belo e robusto varão que nascerá no Sul da Bahia, mas fora projetado no no meio da caatinga sob o sol escaldante do sertão. Ao ve-lo assim arrumadinho, cheirando a talco de alfazema dona Izabel o amou como o neto que ela ainda não possuia.

No ano de 1958 depois que Aglario completou dous anos de idade, nesse tempo, Antônio Ferreira seu pai biológico deixa o acampamento do Derba e segue para o município de Barra do Rocha nas margens do rio de Contas, onde assentou praça para tornar-se soldado da polícia militar.

Sem lograr êxito nessa nova e estranha atividade, por volta de 1958 Antônio Ferreira toma rumo ignorado deixando para trás a cunhada Aguinele a esposa Rosalina e seu filho primogênito que seria chamado Aglario Ferreira Barreto. nunca mais Antônio Ferreira deu qualquer noticia de seu paradeiro nem retornou ao convívio desses individuos...

Ora, nesse mesmo tempo, por volta de 1958, dona Isabel, meio angustiada com as performances da duas irmãs sertanejas: bonitas, displicentes, carentes, novas, famintas e tabaroas toma a seguinte decisão:

- Rosa, sugiro que você siga com sua irmã pra Uruçuca, vão trabaiá... Quando vocês tiverem o que comer e onde morar venham buscar o menino Aglario.

- Tá certo cumade Zabé! Amanhã mermo a gente segue pra Uruçuca no carro do leite

Ora, a proposta de dona Isabel era irrecusável. Dessa forma as duas sertanejas, novas, bonitas, famintas e tabaroas partem pra cima da vida, a lutar pela obrevivencia pelas zonas do cacau...

Em Uruçuca Rosa engravida do segundo filho e dá a luz a uma menina, desnutrida e fuinha, a qual fora entregue a uma família pobre do bairro soca braço. Não durou muito tempo a menina morreu sufocada pela tuberculose.

Desde então não se teve mais notícia de Rosalina, nem de Aguinele, nem muito menos de Antônio Ferreira que partirá primeiro.

Por volte de 1962 quando Aglario já contava seis anos de vida, numa manhã dum dia qualquer ao caminhar pela estrada próximo do acampamento do Derba onde ele morava, eis que para um caminhão e desce uma mulher que o agarrou, abraçou, beijou e limpando as lágrimas dos olhos disse ao motorista do caminhão: esse é meu fio Aglario, dona Zabé tá tumando conta dele. Novamente limpando as lágrimas Rosa sobe no caminhão e desaparece entre as curvas da estrada que ligava Urucuca a Ponte de Zico e Pirangi. Dessa vez Rosa foi-se pra outra região e não foi mais vista na zona do cacau por nenhuma criatura dad que lhe conheciam.

No ano da graça de .1967 seu Cândido e dona Isabel são transferidos de Urucuca para o município de Lage do Banco. Em Lage seu Cândido é chefiado por Oscar Félix Ribeiro residente em Taboquinhas e administra a estrada que ligava Lage do Banco a Iracaré.

Ora dona Isabel tinha quatro filhos antes de casar-se com seu Cândido. Alcides, Josué, Zé Mota e Gilberto o mais novo.

O Zé Mota se casou com .......... filha de Oscar. Essa engravidou e gerou a José Mota filho o Zezito que nasceu no dia 24 de setembro de 1963. Esse menino eŕa negro e por isso foi rejeitado por todos dela que eram brancos. Num dia designado o Zito com quatro anos de idade foi entregue a dona Isabel sua avó biológica que o acatou com tranquilidade.

O menino Zezito como dona Isabel lhe chamava, chegou carregado duma doença chamada "tosse convulsca". As crises geravem tosse e falta de ar. Foram longos meses assistindo aquela situação dramática que parecia não ter fim. Nesse tempo o trabalho de Aglario era cuidar desse garoto com ele no colo, para o auxiliar com pequenos socos nas costas, quando estava sem ar pra respirar.

O tempo passou, Zezito melhorou, se criou mas, Jose Mota Santos seu pai, morreu em Santa Rosa, hoje Camacan no ano...... Fora picado pelo transmissor de febre amarelo. Já...... sua nunca mais apareceu e dona Isabel criou mais um filho que nao era totalmente seu.

No ano da graça de 1967, Seu Cândido e dona Isabel, já conformados com as ausências de seus pais, resolvem então registrar o Aglario Ferreira Barreto, nome dado e negado por seus pais biológicos, que não mais voltaram com o nome deles: os pais adotivos. Agora Aglario passa a chamar-se Antonio Oliveira Santos (Ton). O registro foi lavrado no dia no dia 11 de janeiro de 1967 no cartório de paz do registro civil de Lage do Banco - Comarca de Itacare - Aurélio Leal Bahia.

Em 1968 Seu Cândido retorna para seu antigo posto: Acampamento do Derba da Ba 2: ligação entre Uruçuca e Ponte de Zinco. Nesse momento o menino Antônio agora contando doze anos de existência é matriculado numa escola da fazenda Roda D'agua município de Uruçuca. Nesse momento Antonio tem seu primeiro contato com os estudos: Abc, cartilha, primeiro e segundo ano.

O professor Zeca de mais ou menos uns 65 anos de idade na época. Era como um pai ou até mais que isso, para seus alunos. As aulas de matemática pir exemplo, aplicadas no primeiro e segundo ano primário pelo saudoso professor Zeca eram no modelo de sabatina. Tipo assim:

- Seu Matias, quanto é 9×7?

- É 59 professor.

- Seu Antonio, o senhor ouviu a pergunta que fiz pro seu Matias?

- Sim professor: o senhor perguntou quanto é 7×9. A resposta correta é 63.

- Tome a régua: pode executar o seu Matias.

E assim era ou acontecia. Dessa forma tanto Matias quanto os demais alunos decoravam facilmente suas aulas que agora juntamente com uma reguada na palma da mão, como se fosse um bolo de palmatória tinham a obrigação de aprender.

O professor Zeca era um sujeito magnífico em três anos de aula seus alunos avançavam positivamente, como não se vê nos dias atuais.

Em 1969 Numa manhã dum dia qualquer para uma camionete rural na porta da escola: descem algumas pessoas: Moacir Leito prefeito de Urucuca de então, juntamente com ele vinha um padre, uma freira e acessores do prefeito.

Ton Poesia
Enviado por Ton Poesia em 06/11/2024
Reeditado em 10/11/2024
Código do texto: T8190690
Classificação de conteúdo: seguro