APRENDENDO COM A FILATELIA

Você já ouviu falar em um país de nome “Shqiperia”? Você sabe quem foi Anjezë Gonxhe Bojaxhiu? Trata-se de uma mulher que nasceu no país chamado "Shqiperia" no ano de 1910, e que faleceu na Índia, em 1997. No inicio dos anos 1980, nossas reuniões filatélicas aconteciam numa sala do Clube Assen (Associação dos Subtenentes e Sargentos do Exército em Natal), que ficava na avenida Prudente de Morais, quase esquina com a rua Apodi. Todos os sábados, à tarde, estávamos lá para nossas permutas de selos e um agradável bate-papo. Pense numa época ma-ra-vi-lho-sa... Certa vez o presidente do Clube Filatélico Potiguar, o saudoso Rosaldo Moreira de Aguiar, chegou com uma história curiosa: um sobrinho seu lhe procurou para mostrar selos de um país chamado “Shqiperia”. Nossa reação foi rir com aquele nome estranho. O bom filatelista tem que ter suficientes conhecimentos de geografia e história para poder identificar de onde vem o selo postal que tem em mãos. Por exemplo: o atual Myanmar já foi chamada de Birmânia. Em seus selos, Burma. O atual Sri Lanka já teve o nome de Ceilão. Nos seus selos estava escrito Ceylon. Romênia é Posta Romana; Hungria é Magyar Posta; a Alemanha ja foi identificada como Deutsches Reich, Deutsche Bundespost e hoje é identificada como Deutsche Post; a Áustria é Österreich; Japão é Nippon; Letônia é Latvija; Lituânia é Lietuvos; Estônia é Eesti Post; Finlândia é Suomi Finland; Noruega é Norge, e por aí vai. Quando aquele rapaz mostrou ao seu tio selos de “Shqiperia”, ele tinha em suas mãos selos da Albânia... Ah, Anjezë Gonxhe Bojaxhiu ficou mundialmente conhecida como Madre Tereza de Calcutá.

[Chico Potengy]

chico potengy
Enviado por chico potengy em 26/10/2024
Código do texto: T8182716
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.