A fuga

Uma viagem

Europa ainda se recompondo da segunda guerra

Portugal com uma ditadura

Anos 60/70 do século XX

Sud-Express, um trem que era a esperança da fuga

Lisboa-Paris-Lisboa

Uma sineta soava ao longo do corredor, brandida por um funcionário que de passo apressado anunciava… Almoço! Almoço!… Para quem nunca tinha feito a viagem era novidade, já para os que conheciam o sistema, era um momento esperado com muito prazer e alegria. ---- Já?.. interrogava-se, Isaura, levantando-se do seu lugar e espreitando a porta. Mas que horas são isto? Olhando no seu relógio grife, em voga por terras gaulesas. Ei gente, então, vamos almoçar!?...

--- Onde é o restaurante? Perguntou, Filipe.

--- É lá na frente, num vagão-restaurante que estará por aí, umas cinco ou seis carruagens, depois da nossa...

Quem me acompanha!?

Eles se entreolharam… estariam com dinheiro para se darem a esse luxo?… mas Filipe disse de imediato que sim, estava curioso com tudo aquilo, queria ver como era… mas Soraya ainda hesitava, estava bastante assustada, se alguma coisa lhe faltasse até chegar ao seu destino?... mas acabou.. – ok eu também vou!...

--- Então, vamos, comandava Isaura,

Esta é a parte que mais gosto desta viagem,… que me importa desfrutar…. comer sobre rodas em carris e em movimento... são sensações de descontração, essas refeições!... E a comida... a comida… também é confeccionada de maneira tradicional, e… mas o comer sentindo e escutando todo esse frenesim treme-treme e treco-treco da alta velocidade…., é o máximo!... As imagens que se sucedem de múltiplos e velozes cenários que se avistam pelas janelas, os agradáveis momentos que se criam com a atmosfera especial de gente com os mais sérios dilemas, vindos dos mais diversos lugares, de países empobrecidos de tudo, alguns nos parecendo familiares, dando-nos a sensação de já nos termos cruzado, e, por vezes isso acontece!.. Paradoxo, sentirmo-nos alegres num local e num momento de incerteza e turbulência da nossa vida... Mas é assim, desencabrestou-se a nossa vida, teve de ser, que, se Deus quiser dará lugar a uma outra muito melhor e com mais opções, liberdade e felicidade..., olhem!... Chega-se até a sentir alguma finesse neste local e no momento!… ria escancarada... Estava feliz. Vamos então ao almoço, meninos!?. Anunciava como chefe de fila. Tristezas não pagam dívidas!… Temos de aproveitar os pequenos momentos que se deparam ao pobre e absorver os resquícios de felicidade encontrados, erguer a cabeça e enfrentar o caminho!... Encaminhando-se decidida, pelo corredor além….

Jack Anton
Enviado por Jack Anton em 17/10/2024
Reeditado em 17/10/2024
Código do texto: T8175997
Classificação de conteúdo: seguro