TESS - O PERFUME INEBRIANTE
Confesso que não me lembro dos detalhes do filme "Tess" (Tess / 1979), com direção de Roman Polanski, que vi num final de semana do ano de 1980. Eu servia ao Exército Brasileiro na época, e estava de folga. O cinema SEMPRE foi minha segunda melhor diversão, perdendo só para o sexo (ainda). Pois bem, no começo daquela noite jantei, depois tomei um banho gostoso e vesti minha melhor roupa. Peguei um ônibus Igapó/Rocas, na avenida Felizardo Moura, ali na altura do Bairro Nordeste, e desci na avenida Rio Branco "mêrmo" no Grande Ponto, centro da Cidade do Natal, no Rio Grande Sem Norte. Cruzei toda a Praça Kennedy (quando eu for prefeito de Natal mudarei o nome para Praça Escoteiro Andante. Quem viver verá) e peguei a fila do Cinema Nordeste quase na porta da inesquecível Sorveteria Oásis... E agora me lembrei da importante frase atribuída ao professor Clementino Câmara (1889-1954), que diz: "Natal, cidade do já teve". Genial! Não demorou mais que dez minutos e eu já estava muito bem sentando numa das primeiras poltronas após a entrada na sala do cinema. O som ambiente tocava Moon River na inesquecível versão de Henry Mancini, aquele da "Pantera Cor de Rosa", de "Hatari!" com John Wayne, entre outros temas para o cinema. Sempre gostei de ficar o mais distante possível da tela do cinema, e assim não perder a leitura da legenda enquanto acompanhava a cena exibinda. De repente me chega uma estonteante e sorridente ruiva, com o rosto todo sardento (incluindo os sedutores lábios), cabelos ondulados presos nas laterais indo para trás, maravilhosamente corpulenta, vestindo uma blusa esverdeada expondo os bonitos ombros, e uma longa saia florida denunciando seu maaaarrrr de quadril. Sentou-se, acompanhada por um sujeito horroroso (mulher bonita AMA andar pra cima e pra baixo com um cara horroroso), nas poltronas imediatamente à minha frente. O perfume que ela usava eu sinto até hoje, cada vez que vejo este cartaz do filme "Tess", com a belíssima Nastassja Kinski - dona da boca que mais desejei, depois daquela de Brigitte Bardot.
Chico Potengy para o Rio Grande - Fã-Clube John Wayne, Natal/RN. 🎬🌵