O PESO DO PORCO

Certa vez eu e Vicente com 13 anos, mais Paulo que era um pouco menor e nosso pai, retornávamos da roça quando encontramos pelo caminho da bocaina seu Sebastião, um vizinho de roça, homem muito correto e sistemático. Logo começaram uma prosa, ele e nosso pai quando seu Sebastião logo lhe ofereceu um porco bem gordo de uns 80 quilos, que desejava vender. Nosso pai agradeceu a oferta, pois embora estivéssemos na verdade com pouca banha e pouca carne, nosso pai estava sem dinheiro. Seu Sebastião então disse que não tinha problema, que fosse lá no sítio dele e pegar o porco e pagar depois. Afinal, confiava na honestidade de nosso pai.

No dia seguinte, nosso pai mandou buscar o porco no sitio do seu Sebastião. Quando retornamos, pai olhou para o porco e logo disse: - meus filhos esse porco tem mais de 80 quilos vamos pesar. Pesamos o bicho e deu 95 quilos. Eu muito contente logo falei: - ganhamos 15 quilos pai, que beleza! Nosso pai também logo respondeu com um não, esse dinheiro dos 15 quilos é do seu Sebastião, vocês lembram que ele confiou no vosso pai ontem? Agora meus filhos é hora de mostra que eu mereci essa confiança.

Assim passaram uns 35 dias e nosso pai me chamou. Está aqui o dinheiro do porco, levem e paguem o seu Sebastião. Chegando lá pagamos o porco e já voltando seu Sebastião dá um grito e diz: - Para aí dois, tem dinheiro de mais aqui tá sobrando! Então voltei com o cavalo eu disse a seu Sebastião que nosso pai achou o porco muito encorpado e pesou o bicho, deu 15 quilos a mais. Esse dinheiro a mais é dos 15 quilos que passou. Seu Sebastião então olhou firme pra gente e falou assim: - Quando dois homens honestos fazem negócios não tem erro, os dois sempre saem ganhando. Vão e agradeçam vosso pai.

Assim, nos três voltamos para casa com aquele aprendizado de vida, pois a honestidade adentrou em nossas vidas e nunca mais saiu.

Geraldo Faria
Enviado por Geraldo Faria em 27/09/2024
Código do texto: T8161541
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.