Tenho Orgulho de Campos Belos

Texto de Luiz Carlos Chagas, revisado por Nemilson Vieira (*)

Eu cresci na Rua Vitória (hoje Rua Adelino dos Santos), na "Casa Garimpeira" onde era o Hospital e Maternidade Campos Belos, hospital esse, construído por meu pai (Francisco Vitor Chagas), e alugado ao Dr. Edson e Dr. Émerson. Mais adiante, o pai vendeu essa edificação, para os próprios médicos que o alugava.

Tenho orgulho de ser de Campos Belos (GO), aonde passei a minha infância, com os meus amigos da Rua Vitória ("Rua de Cima") como a chamávamos...

Lembro de alguns amigos:

Paulo Muniz, Vilson Regis, Tim de seu Edson (Tim Zeta), César de seu Augusto, saudoso Bira de Manim, Carlinho seu irmão, Jairon, Sidney e o saudoso Brito de dona Nilza, Dadá, Binha e Guite de Zé Caetano; o grande craque da rua de cima que poucos se lembram, Negro Walter; e outros que não foram citados da rua de cima.

Outras memórias do lugar...

Poço do Buriti, Poção, Bizerra, Jacuba, Morro da Cruz, cafezinho de dona Fia, picolé do Metre Zé, Picolé de Miguel (Miguelzinho), Bar do Tico (Toca da Raposa); e os pastéis do Daniel (Casseta) na Rodovia Velha.

Eu tive a honra de estudar na Escola Estadual Professora Ricarda, com a professora Salomé, depois estudei no Colégio Dom Alano. A minha professora da quarta série, foi a Ibrantina (Tina de Ibanêz), e ainda me lembro de quase todos os meus colegas desse tempo:

Fiim de seu Dé (Demerval), Zé de Fia, Gracinha (de Veri e Quinquinha), Zé Roney, a saudosa Elodir (irmã de Tim Zeta), Brito de Negro Profiro, a Goreth esposa do meu amigo Rogeno, não me lembro o nome da filha de dona Iá de Inação, Washington, e outros mais, que não me lembro; no momento.

Também estudei no Colégio Estadual Polivalente, Professora Antusa, com o prof. Antônio Francisco; o diretor na época era o Padre Magalhães.

Se não estou enganado, Monsenhor João Magalhães Cavalcante, era tio do amigo e colega de aula, Edmilson, o grande craque "Edmilsão". — irmão do meu amigo Dr. Walter, com quem tive a honra de jogar bola, no futebol amador (no Júnior Arraiano Futebol Clube).

Já moro em Araguaína (TO), há 38 anos, mas duas ou três vezes, ao ano, retorno às minhas origens, para rever parentes e amigos.

A minha filha, a Shelley Chagas, casada com Hitallo (filho de Didi e Marilene da papelaria), prof. Cloves Chagas (meu irmão), os amigos de infância, como o amigo Paulo Roberto Muniz, que teve uma grande perda para uma doença terrível, minha grande amiga Edna.

Fiz esse comentário na página "Memórias de Campos Belos" só para rememorar um pouco das minhas lembranças que vivem entrelaçadas na história de nossa cidade: de Campos Belos. Dos bons tempos que não voltam mais.

Abraços a todos de Campos Belos!

Luiz Carlos Chagas

(Atleta do futebol amador)

*Nemilson Vieira de Moraes

(Acadêmico literário)

(21:09:34)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 21/09/2024
Reeditado em 21/09/2024
Código do texto: T8156721
Classificação de conteúdo: seguro