Cometário Sobre Um Texto Meu

Por Nemilson Vieira Moraes (*)

Através do comentário no rodapé de uma crônica que fiz sobre José Luiz da Silva, um morador antigo de minha cidade, publicada no "Jornal O Vetor" de Goiás, em 2016, pude conhecer o conterrâneo, Isvaldino dos Santos Oliveira, natural de Campos Belos — GO.

O comentário é de cunho do próprio Isvaldino; escritor brasileiro, historiador, coautor do livro "A História das Assembleias de Deus no Brasil". — Que só o conhecia de leitura.

Ao conhecê-lo pessoalmente, viramos amigos; eu já pertencia a Academia Municipalista de Letras de Ribeirão das Neves — MG, ANELCA, e não demorou tanto, a sentir-me seu padrinho literário da Academia de Letras do Brasil, Minas Gerais, Região Metropolitana de Belo Horizonte (ALB/MG/RMBH).

E Fomos impossados nesse soldalício Acadêmico numa mesma ocasião, na cidade de Matosinhos (MG), em 2017.

Segue abaixo o dito comentário...

"O parabenizo pela matéria sobre “Pernambuco”. — Certamente, ele é um arquivo vivo das memórias sobre Campos Belos, GO, minha cidade natal.

Creio que já era tempo da Prefeitura local criar uma Secretaria de Cultura e poder catalogar registros importantes, ainda em tempo; com pessoas históricas do lugar, como José Luís da Silva (Pernambuco).

Eu o conheci quando criança, aos 9 anos de idade; quando ele era motorista do primeiro prefeito da Cidade, Francisco Xavier de Oliveira o “Xico Xavier” (eleito por votos da população local). José Luiz possuía um apelido de “Perna” (Perna de Pernambuco).

Numa ocasião viajei com ele, aos 11 anos de idade, a romaria de Bom Jesus da Lapa (Bahia). Fui com o papai, Pedro dos Santos, casado com Messias Oliveira Santos, comerciante; um dos pioneiros de Campos Belos, tendo construído a nossa casa na Rua Sete de Setembro n° 54.

O Prefeito Xavier, anualmente levava o seu caminhão Chevrolet lotado de romeiros e, numa dessas viagens, cruzamos o rio São Francisco na busca de um milagre.

— Seguimos a rota: Campos Belos, Barreiras, Angical, Sítio do Mato, às margens do São Francisco, até Bom Jesus da Lapa.

Lembro-me também quando Pernambuco tomou posse como vereador de Campos Belos, na década de 1950, e namorava minha parenta Arisneide.

Certa vez, de retorno de uma viagem a Campos Belos, vindo de Goiânia, onde havia reformado seu Chevrolet (o primeiro caminhão da cidade), de longe se via o letreiro no seu para-choque: "Chegou Quem Você Esperava". Frase, por anos, bastante comentada entre nós, do lugar.

Pernambuco é uma figura histórica, amado por todos, em Campos Belos".

Isvaldino Oliveira dos Santos — Jornalista, pastor e, morador em Belo Horizonte (MG).

*Nemilson Vieira de Moraes,

Acadêmico Literário da ANELCA & ALB

(18:09:24)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 18/09/2024
Reeditado em 20/09/2024
Código do texto: T8154638
Classificação de conteúdo: seguro