Sandwich natural

No ano de 2008, comecei a vender sandwich natural. Eu mesmo era quem preparava. Aprendi com um amigo. Os sabores eram de frango e atum. Começava a viver uma rotina desgastante. Além de preparar, eu tinha que comprar os produtos que davam sabor ao sandwich.

Depois de preparar, saía pelas ruas da minha cidade em que moro, Mossoró (RN). Vendia e oferecia no horário da tarde os sandwichs, que precisavam ficar em uma temperatura baixa. Para conservar usava uma bolsa térmica.

As pessoas das instituições públicas gostavam, já que era algo nutritivo e bastante limpo. O sol era escaldante. Tinha que usar protetor solar. Mas com minha juventude, suportei esse período.

Fiz alguns amigos vendendo o produto. Advogados, funcionários do Fórum da cidade e outros órgãos públicos. A clientela era uma seleta minoria, pois quase todas as pessoas desconhecem as qualidades e benefícios do sandwich natural.

Sempre tinha o sorriso no rosto. Explicava o que continha e como era preparado, para que o cliente colocasse fé e ficasse seguro ao consumir. Vez por outra, tinha alguns olhares que falavam mais que a boca. Para alguns, o fato de ter frequentado e concluído um curso superior, aquilo deveria ser motivo de vergonha. Eu, apesar disso, seguia adiante.

Minha família se surpreendeu e apoiaram bastante. A alegria quando vendia todos, era algo indízel, pois como já revelei o processo não era fácil. O fator saúde começou a preocupar. Atingi meu menor peso, da fase adulta. Estava a desejar minha própria alimentação, enquanto vendia comida de qualidade para outras pessoas.

Um belo dia, fui na Reitoria da UERN (Universidade do Estado Rio Grande do Norte), e chegando lá com os sandwichs para oferecer aos funcionários, encontrei dois professores que me abordaram e perguntaram como eu fazia. Respondi o que já tinha de côr. O professor que se chama Francisco Piolho, impressionado, perguntou se eu já tinha estudado. Respondi que tinha o curso superior completo.

Em 2009, 0 professor Piolho me convidou para fazer o Mestrado em Ciências Sociais, na UFRN, em Natal. Aceitei e fui pagar uma disciplina como aluno especial do professor Edmilson Lopes Jr. Onde além de estudar, realizei 2 pesquisas de campo, uma vez que ele estava a frente das pesquisas do curso de Ciências Sociais.

Foi então, que deixei de preparar e vender os sandwichs naturais que me fizeram conhecer um pouco da rotina de quem trabalha fazendo comida para outras pessoas e dali tirando o sustento, para retornar a estudar.

Canindé Neres
Enviado por Canindé Neres em 07/09/2024
Reeditado em 08/09/2024
Código do texto: T8146640
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.