Conversa sobre jacarés

 

Há muitos anos, por alguma razão rolou no meu trabalho uma discussão a respeito de jacarés. Acho que foi uma notícia sobre o ataque de um desses grandes répteis. Eu tinha recentemente assistido um documentário de tv sobre o assunto e achei que devia expressar a minha "erudição" a respeito, dando uma de sabichão.

Expliquei então que normalmente os jacarés respeitam o homem, por ser um bípede e consequentemente muito mais alto, já que os crocodilianos se arrastam pelo chão, sendo portanto muito baixos.

Eles nos olham de baixo para cima e com seus pequenos cérebros não entendem que são muito maiores e mais pesados, além de armados com dentes terríveis. O que eles não têm em altura têm de sobra em comprimento.

Também devem possuir por instinto alguma noção - após séculos de experiência - de que os seres humanos ainda contam com armas que podem matá-los.

Por tudo isso, jacarés não atacam humanos.

Entretanto - e aqui está a ressalva do documentário - se o jacaré estiver REALMENTE com fome... aí ele ataca.

E diante desse desfecho o colega riu e falou:

- E como é que eu vou saber? Eu é que não vou me arriscar! Sei lá se ele é esganado...

NOTA: Creio que o termo "esganado", no sentido utilizado pelo meu colega (cujo nome esqueci, tanto tempo já passou), caiu em desuso. No caso, esganado quer dizer esfomeado, guloso, que come sofregamente e além da conta.

 

imagem Freepik