NUNCA É UM FIM, MAS UM RECOMEÇO

Ele acordou. Sentou na cama, olhou o relógio pendurado na parede, meio torto, que marcava 8:37. Com dor de cabeça e boca seca da cachaça que bebeu ontem. Seu nome: Antônio Ferreira. Desempregado. Foi demitido terça, hoje é quinta e ele não sabe o que fazer. A cabeça tá uma bagunça. A casa tá do mesmo jeito que deixou terça quando saiu pra trabalhar e perdeu o emprego. Sua vida é uma bagunça. Como ele vai arrumar uma casa, se não sabe nem o que fazer com a própria vida? Está tudo muito complicado. Ele sente-se inútil. Tem 47 anos e está com medo de não conseguir encontrar outro emprego. Sem estudo. Sem cursos que o qualifiquem. Sem rumo. Ele realmente não sabe onde deve ir. Não sabe nem por onde começar. E sem saber - mesmo assim - levanta e toma um banho. Faz um café forte e senta na mesa pra pensar. A sua mente está vazia. Perdido e ele só quer beber. Isso o acalma. Não o permite pensar em seus problemas, embora esteja criando outros. Não sabe o que fazer. Não tem quem possa o ajudar. Está cheio de dívidas e o dinheiro que recebeu não deu pra pagar tudo e ainda desviou uma boa parte pra encher a cara. Ele sabotou a si mesmo e talvez seja hora de encerrar essa etapa da sua vida. Talvez seja hora de dar fim ao sofrimento, mas ele tem medo. Mas medo de que mesmo? Se ele não tem ninguém? Ninguém que vá chorar a sua falta. Eu não sou digno de uma lágrima - pensa ele, cabisbaixo e triste. Dias se passam e Antônio, ou Tonho como era conhecido, continua no mesmo lugar. Do mesmo jeito. Dorme bêbado e acorda de ressaca e bebe novamente. São dias e dias nessa mesma jornada. O dinheiro está acabando e as dívidas estão aumentando. Juros por cima de juros. Uma vida complicada e desorganizada. Mas em um dia, não sabe dizer qual, ele decide que vai mudar e com todos esses pensamentos ele deita e dorme por horas. Acorda sem saber por quanto tempo dormiu. Levanta sem dor de cabeça e com a mesma vontade de mudar de vida, que desejou antes de dormir. Talvez seja um sinal e Tonho toma um banho, faz um café forte e, pela primeira vez em dias, se alimenta e está se sentindo estranhamente feliz. Pega sua mochila (dentro tem alguns currículos amassados) e sai, mesmo sem saber pra onde ir, simplesmente vai. A luz que ilumina o dia clareou seus pensamentos e ele decide que não é o dia do fim, mas para recomeçar. Às vezes, você só precisa dar o primeiro passo pra mudar o que lhe incomoda e com determinação tudo pode ser resolvido, permitindo a realização de metas para definir o resto da sua vida. E aí tudo fica bem.

28/08/2024

Mario Araújo
Enviado por Mario Araújo em 27/08/2024
Reeditado em 16/09/2024
Código do texto: T8138264
Classificação de conteúdo: seguro