Relatos de uma mãe

Um filme passa em minha cabeça quando lembro da minha caminhada como mãe.

Lembro-me de todas as vezes que tive que abrir mão de mim porque tudo o que tinha só era suficiente somente para os filhos.

Lembro-me da tristeza de ver os seus erros e tentar puxar a consequência para mim, guardar seus entulhos em mim somente para protege-los ou com o objetivo de ensinar através do exemplo. Muitas vezes tudo o que ouvi foi um Aí Mãe. Kkk

Quando na verdade eu deveria deixar com que vivessem suas próprias consequências e fossem depósitos de seus próprios erros.

Entendo que eu só deveria lembra-los que a mãe estava aqui quando todo desse errado.

Lembro de deixar de comprar a roupa ou o móvel que idealizava simplesmente para dar-lhes conforto e construir seus sonhos porém estava dando pronto tudo aquilo que eles mesmo deveriam idealizar.

Talvez devesse me incluir nesta divisão e fazer parte das conquistas e devesse ter permitido que eles mesmos construíssem seus castelos.

Mas...

Eu só queria ser a melhor mãe dar a eles aquilo que eu não tive..

Eu só buscava dar-lhes o melhor material possível. Quando talvez devesse dividir, dar-lhes o melhor material e simultaneamente o melhor espiritual e emocional.

Eu deveria dar o meu melhor tempo, aquele que eu gastava trabalhando... lutando para que não passassem pelas dificuldades que eu passei.

Lembro-me de tentar falar. Mesmo que daquele jeito "pacencioso" de mãe. Kkkk

Só recebi o famoso gelo e a resposta de que eu nunca tinha razão ;

Quando eu deveria gerenciar minhas emoções e dizer palavras claras e amorosas, distribui ordens e direções.

Esqueci de mim porque tinha os filhos para lembrar.

Renunciei a Mim porque tinha filhos por quem me preocupar.

E o tempo foi seguindo e filhos crescem, geram famílias. Vieram as noras ou genros.

Busquei ser a mãe porém esqueci que eles tinham uma mãe. Eu só deveria ser uma sogra, sogra boa, mas sogra.

Chegaram os netos, os maiores presentes, então tentei ser a mãe em dose dupla... fui incompreendida. Kkk

Não me deixaram ser a avó que mima e que cuida porque eu deveria respeitar suas ideias e suas decisões. E fui deixada de lado.

Eu tentei dar tudo o que fosse melhor na parte material, mas esqueci como se fala com os filhos ou como se expressa como sogra ou como se porta como avó.

Esqueci que ser mãe exige um pouco mais de identidade.

Eu só quero ser vista como mãe. Eu só quero ser respeitada como mãe.

Eu só quero ser amada como mãe...

Então busquei em mim forças para expressar algo que o coração sentia mas não sabia falar... porque com eles as palavras certas nunca saiam.

Hoje eu busco a visão para ter sabedoria e o tempo que jamais votará.

A minha vida foi de lutas e mais lutas

Caminhos difíceis de se trilhar

Mas o maior dos desafios

Sempre foi esse alguém para cuidar.

Os filhos vêm para preencher

Todos os segundos de tempo

Preenche os sonhos e a esperança

E faz valer cada momento.

Ser mãe muda cada objetivo

Muda prioridades, muda a canção

O embalo da vida em muitos compassos,

Vai nos ensinando. Mais bela lição.

Ser mãe é dividir o tudo em partes

Onde a divisão do Filho para o filho se faz

E abrir mão de ser mulher

E tornar-se defensora voraz.

Ser mãe é lutar, sempre

E sorrir mesmo chorando... E é amar mesmo sofrendo..