Carta Aberta de Um dia dos Pais

A felicidade, ah, ela reside no presente, hoje, na filosofia que abraço com fervor. Mesmo entre as tensões que a vida me impõe, minha fé se ancora em Deus. Hoje, sou um pesquisador de religiões. No entanto, é no tempo da felicidade que encontro renovação para minha fé.

Por que hoje? Não é possível regressar ao passado e reviver aqueles momentos, como os banhos no rio com meu pai, ou as manhãs de catar feijão e debulhá-lo para o almoço. Caminhadas por horas nas veredas do sertão, acendendo velas em devoção ao menino vaqueiro que trazia os animais perdidos de volta.

Quantas vezes perdi, enredado em minha adolescência rude, fugindo para o quarto com meu prato de comida, mergulhando na solidão? Quantos abraços recusei, quanto tempo deixei escapar? A vida é feita de “queria ter feito”, de “queria ter dito”, de “não devia ter recusado aquele abraço”.

Aos 32, sinto o peso da existência, às vezes desejando desistir. Mas o meu pai não desistiu de mim. Esta mensagem é escrita em um transe de lágrimas, um vai-e-vem entre passado e futuro, um tempo de lágrimas que é o agora.

No exato momento em que você lê estas palavras, ainda não deu Feliz Dia dos Pais ao seu pai. Vivemos num ciberespaço de ilusões, onde administramos vidas e mundos paralelos. Se recusou aquela conversa com seu pai, se ainda lembra do tempo de colo, saiba que o mundo é seguro pela presença de quem nos criou.

Se não teve um pai, e sua mãe ocupou esse posto com amor e sacrifício, corra até ela. Abrace-a e diga que hoje, mais do que nunca, você a vê como a guerreira que é. O perdão é uma fonte de renovação. Eu perdoei o meu pai e honrei meu filho com seu nome. Recebi a admiração sincera, mesmo sem ter um presente material grandioso a oferecer.

O que tenho é o orgulho de ver meu filho, com sua inteligência e saber. Não queria decepcioná-lo como pai, mas meu coração sangra por não poder estar perto de ti, filho. Deixei o meu pai no passado há 10 anos. Agora, retornei já com a cabeça sem fios e barba grisalha, olhamos um para o outro e nos admiramos como seres humanos. Aceito a luta que meu pai também viveu por mim.

Se o Dia dos Pais foi ou não feliz, é porque talvez tenha sido projetado assim. Deus, em sua sabedoria, está em todos os lugares, que é pai de todos, olha para nós dizendo: “paciência filho”...