Torres 2024
Visitamos Torres, a praia mais bonita do Rio Grande do Sul! A cidade turística é toda bonitinha, arrumadinha, parece que tem tudo funcionando, como deveriam ser todas as cidades, não só as turísticas. O povo caminhava no calçadão na beira da bela praia de pedras, em pleno outono ventoso.
Fomos ao encantador Parque da Guarita, Parque Estadual José Lutzenberger. :) Amamos este parque! É o que há de mais bonito no nosso pobre litoral. Dizem as más línguas que o desenho das lindas praias da costa brasileira gastou toda a criatividade quando vinha de Norte para Sul e chegou a Torres. Dali para Sul, não há mais recortes, só um grande risco de areias. :}
A Pedra da Guarita está lá, impossível, entre o Morro da Guarita e a Torre Sul. A Praia da Guarita fica em seus dois lados, e se estende numa grande faixa para além da Torre Sul. Desta vez, caminhamos por todo lado, e subimos os 116 degraus. A vista de lá de cima é impressionante! Vale todo o esforço nas escadarias. É de a gente ficar encantada, contemplando aquela maravilha de paisagem. Foi o que fizemos, apreciando as formações rochosas, a vegetação inusitada (tem tanto musgos quanto cactos), a imensidão azul, e as pechadas das ondas nas pedras. Maravilhoso!
Subimos também no Morro da Guarita. A escadaria era menor. Pudemos apreciar a Pedra da Guarita pela sua face norte. Nas furnas do morro, a água do mar batia sem parar, espirrando para todo lado e aconchegando nossos ouvidos com aquele som tão dinâmico. Fizemos belas fotos em vários pontos do parque.
Almoçamos peixe, é claro, no restaurante de dentro do parque. E um picolezinho de sobremesa. Ainda visitamos os Molhes de Torres, no Passo de Torres, uma baita obra de engenharia. Regressamos no fim da tarde, e vimos o pôr-do-sol nos cataventos, bem lindo.