Festa junina na casa dos avós..

Ah era tempo de festa juninas,me lembrei da minha infância em M.G há muitos muitos anos atrás...

Dona Izaura ,mulher católica,filha de maria,devota de São João estava na correria com suas comadres,cunhadas,parentes que enchiam a casa enorme da fazenda .Todos os oito quartos ocupados,alguns colchões e redes de reservas a noite se espalhavam pela enorme sala, a noite alguns dias antes da festa.

Todos os anos faziam essa festa,era uma promessa do casal a São João.

Os homens se ocupavam com as carnes,lenhas pra enorme fogueira,faziam o serviço pesado e se divertiam contando causos,com seus cigarros de palhas no canto da boca e seus chapéus surrados.

A mulherada com seus aventais coloridos ou cinzas corriam de um lado pra outro rindo e conversando, enquanto faziam os doces,massa dos bolinhos de milho,bolos de fubá e outras guloseimas e também faziam as refeições pra todos, no enorme fogão de lenha vermelho....

Algumas delas depenavam frangos nas peneiras de bambus pro almoço ou janta desses dias,eram só penas coloridas ao redor,umas tiravam carnes de porco das latas já feitas anteriormente e colocavam pra aquecer nos tachos,outras cortavam couve bem fininhas nas gamelas de madeiras,outras descascavam alhos,cebolas e socavam no velho pilão,outra cortavam cheiros verde bem picadinho,Dona Izaura moia o café pra uma coada.,enquanto o leite fervia pro café da tarde.Tudo era festa e alegria.

A criançada corriam pelo terreiro de terra vermelha recém varrido com vassouras de alecrim,fazendo algazarras,brincando de rodas,passa anel,pega pega,sob os cuidados de todos,entravam na cozinha movimentada. pra tomarem água e pegar os "rabotaios" ,como vovó dizia,das sobras dos doces de leite,abóbora e batas doces cortados com cuidado ,Dorli o cão enorme amarelo, ficava deitado bem longe da confusão dormitando.

A noite chegou,o terreiro todo enfeitado com bandeirinhas coloridas penduradas nos barbantes grossos amarados nas casas cobrindo todo o céu do local,as mesas sendo arrumadas com toalhas xadrez ao redor da fogueira enorme,o burburinho era grande,a mesa das crianças já prontas enchiam os olhos e a boca salivava.Tinha de tudo,paçoca,pé de moleque,canjica,arroz doce,pipoca,doces de leite,abobora,batata,cocadas...

O mastro de João já pronto pra ser erguido,todo enfeitado...

As crianças já de banho tomados,cabelos penteados e enfeitados,os meninos de chapéus de palha e os adultos cheirosos e arrumados já recebiam os convidados que chegavam animados.

A musica junina da velha sanfona do Sr. joão,esposo da Dona Izaura,acompanhado pelos filhos com seus instrumentos musicais animavam todos, que se balançavam,enquanto tagarelavam.

O padre chega e todos vão cumprimenta lo com alegria.

O altar pronto pra missa todo enfeitado com flores ...

Os homens começam levantar o mastro enorme,os fogos de artifícios são soltos,os estrondos ecoam pelo céu.tremendo a terra e uma das netas de D .Izaura corre pra dentro da casa e se enfia embaixo da cama,Dorli,o cão entra com ela,a menina com as mãos nos ouvidos,os estrondos os foguetes eram tão assustadores que Dorli e a menina se abraçaram de medo.

Sairam de lá ,depois da missa, quando pararam com os fogos,a festa foi muito divertida,a comida deliciosa,os doces servidos após a janta então ...

Festa noite a dentro ,os parentes aproveitavam pra matar saudades,colocar os assuntos em dia,comer,beber,dançar quadrilha.

Algumas crianças pequenas nos colos,outras teimavam com o sono e aproveitaram a té serem colocadas pra dormir. e seus pais poderem conversar e se divertirem sem preocupação com elas.

Essa noite ficou na memória dessa que escreve essa história da casa de seus avós maternos,uma das memórias felizes que guardo com carinho e o Dorli? Dormiu ao meu lado naquela noite.

Voltei pra minha casa em SP alguns dias depois com minha família,nunca mais o vi,tinha se ido quando voltei anos depois,mais ficou guardado na minha memória sua companhia daqueles momentos de muita diversão e de pavor durante os foguetórios da noite de São João.

Coisa de Regina.