Quarentando...
E é isso, estou chegando aos 40!
Foram anos marcados por tristezas, decepções, frustrações, angústias, incertezas, medos; mas também marcados por vitórias, alegrias, conquistas, amor...
Me sinto realizada?
NÃO!
Conquistei tudo o que almejava?
Não. Mas conquistei boa parte do que sonhei.
Sinto que neste momento de minha vida preciso fazer novos planos, novos projetos e quiçá rever meus conceitos sobre o que seja viver a vida e sobre perspectivas de futuro.
Faria algo diferente?
Eu seria uma tola se dissesse que não faria nada diferente. Quem na vida nunca se arrependeu de algo já tenha feito ou de ter deixado de fazer!?
Eu faria e deixaria de fazer muitas coisas, mas também sei que meus erros me caracterizam enquanto humana, cuja essência é a imperfeição, procuro não ficar presa ao passado, mas também reconheço a importância de refletir sobre meus erros e acertos para o meu presente e futuro.
Feliz com essa idade?
Bom, eu, particularmente, não me alegro em ver em meu rosto e em meu corpo as marcas da idade, mas, como meu pai sempre diz:
_Quem não quer envelhecer tem que morrer cedo!
Então, é isso! Não vou tirar foto com o número 40, nem vou me maquiar, me vestir bem, me produzir para dizer que estou feliz por ter completado 40. Mas também não posso dizer que estou triste.
Envelhecer faz parte da vida e tenho trabalhado isso em mim. Aceitar que a juventude não volta e que viver mais tempo significa ver seu corpo se transformar de forma que não desejo, tem sido meus desafios; questões que busco compensar com o pensamento firme de que pior seria se já estivesse descido à sepultura (certamente a decomposição seria mais acelerada. Rsrsrs) e, se ainda estou por aqui é porque Deus tem um propósito, sempre vale a pena viver.
O que esperar do futuro?
O que aquela música de Flávio José nos diz, que “amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada.”
Mas seja lá o que o futuro me trouxer, sei que preciso ter a serenidade para aceitar o que não posso mudar, a sabedoria para saber abraçar as oportunidades e mudar aquilo que eu puder.
Viver de forma mais leve e tranquila tem sido o meu lema, afinal, o final é o mesmo para todos nós! Da vida, só tenho certeza que nada é eterno, tudo é efêmero! Que somos imperfeitos, incompletos, complexos e, por vezes, incoerentes!
Meus 40 chegando e vida que segue...