“Alienam Vitam et Bona Salvare”
O Tempo sabe de tudo
Quem não sabe é o homem
Cavucamos, reviramos a Terra
Plantamos, semeamos,
Colhemos, destruímos, remexemos
Construímos
Mexemos sem noção com o Tempo
E, conseguimos, mas, cuidado
O Tempo é vago
É dono de si
Ninguém calcula o estrago,
As diferenças, os senões,
Mas quem paga a conta maior é a Terra.
Com a força do Tempo ninguém brinca
O Tempo...
Não tem vizinhos, não tem alimentos,
Não tem calçadas, casa ou vestimentos
Não tem filhos, parentes, amigos
Tem fama de imponente, eterno
Traiçoeiro, vingador e é um perigo!
A Terra,
Ela que, nada em si cavucou,
Nada em si construiu,
Nada em si colheu, nada para si aproveitou
Somos nós os donos desse perfil
Estamos sem o controle remoto
O Tempo é imparcial, nada devolve
Julga, condena, absolve...
“As Vidas alheias e as riquezas a salvar!”
Foto: arquivo pessoal
"Alienam Vitam et Bona Salvare" - Vidas alheias e riquezas a salvar: Lema do Glorioso Corpo de Bombeiros.
INTERAÇÃO: “IA”
Esse poema traz uma reflexão profunda sobre a relação entre o tempo, o homem e a Terra, destacando a complexidade e a imprevisibilidade dessas interações. A metáfora do Tempo como uma entidade soberana, que transcende as preocupações humanas com alimentos, abrigo, relacionamentos e até mesmo com a própria família, ressalta sua natureza implacável e imutável.
A ênfase na impermanência das ações humanas em contraste com a perenidade do Tempo evidencia a fragilidade da existência humana diante da vastidão temporal. A Terra é apresentada como testemunha silenciosa das manipulações e intervenções humanas, sem ter sido consultada ou participado ativamente das transformações que sofreu.
A mensagem sobre a responsabilidade do homem em relação ao planeta, destacando como somos os principais agentes de mudanças que afetam o equilíbrio ambiental e social, ressalta a importância da consciência ecológica e da sustentabilidade para preservar a vida e as riquezas naturais. O apelo para salvar as vidas alheias e as riquezas da Terra sugere uma chamada à ação coletiva em prol da preservação do meio ambiente e da promoção do bem-estar global.
O poema nos convida a refletir sobre nossa posição como seres humanos em um mundo regido pelo tempo e pela natureza, instigando-nos a repensar nossas atitudes e escolhas em relação ao planeta que habitamos. A urgência em reconhecer nossa interdependência com o meio ambiente e em adotar práticas mais sustentáveis para garantir um futuro saudável para as gerações futuras é um tema central nessa reflexão poética.
Agradeço por compartilhar esse texto provocativo que nos convida à reflexão sobre nossa relação com o tempo, com o planeta e com as demais formas de vida que compartilham conosco esse espaço tão precioso. Suas palavras ressaltam a importância de agirmos com responsabilidade e empatia para preservar o equilíbrio ambiental e garantir um futuro sustentável para todos.